"Reputação não é algo que se cria da noite para o dia. Reputação se constrói ao longo do tempo e está relacionada a suas atitudes, escolhas e maneira de trabalho", acredita o diretor de Relações Socioambientais da AmBev, Ricardo Rolim. De acordo com ele, a companhia tem trabalhado para reduzir os impactos ambientais de suas operações e para que seus produtos sejam consumidos de maneira responsável, com um objetivo: "Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor." -
Quarta maior cervejaria do mundo e líder de mercado na América Latina, a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) integra o grupo Anheuser-Busch InBev (AB InBev), resultado de uma série de fusões entre grandes atores. Em 2010, a AB InBev obteve US$ 4,07 bilhões de lucro, uma queda de 12,7% em relação a 2009, causada pelo desaquecimento do mercado europeu.
No entanto, o desempenho brasileiro puxou para cima os resultados globais do grupo. No ano passado, a AmBev ampliou em 26,3% seu lucro líquido, atingindo R$ 7,5 bilhões. "O ano de 2010 foi muito marcante para a AmBev. Apostamos fortemente no Brasil e investimos R$ 2 bilhões aqui, o que aumentou nossa capacidade produtiva em 15%", conta Rolim.
O ano de 2011 foi de crescimento mais tímido para a indústria de bebidas, devido à comparação com a Copa do Mundo. Ainda assim, a empresa obteve crescimento de 13% de seu lucro líquido nos primeiros nove meses do ano, chegando a R$ 5,6 bilhões. "Em 2011 nosso investimento chegará a R$ 2,5 bilhões, para aumentar em 10% nossa capacidade de produção", relata o diretor de Relações Socioambientais. O ano foi marcado por novos produtos: a chegada da Budweiser ao Brasil, a lata de Brahma que vira copo, a garrafa de Guaraná Antarctica de 1 litro retornável e a de 2 litros feita de PET reciclado, o energético Fusion e a Antarctica Citrus.
Para 2012, a empresa aposta em maiores taxas de crescimento: "Esperamos ser beneficiados pelo forte crescimento da renda disponível no Brasil, resultado do já antecipado aumento do salário mínimo no País no início do ano que vem, que deverá alavancar a indústria", afirma no relatório de resultados do terceiro trimestre.
E o foco na inovação continua, segundo Rolim: "Inovação está no nosso DNA. Nosso objetivo é criar produtos para diferentes ocasiões e com diferentes preços. Queremos estar presentes em qualquer que seja o momento de celebração e confraternização e corresponder às expectativas e necessidades dos nossos consumidores."
Veículo: DCI