Cachaça da Zona da Mata mineira é exposta em feira internacional nos Estados Unidos.
A cachaça Guaraciaba, produzida na Zona da Mata mineira, participou da 15ª edição do American Food & Beverages Show, em Miami, nos Estados Unidos. O produto foi o único da região que teve a oportunidade de se apresentar no evento, assim como outros 17 das demais regiões mineiras, que, por meio da Central Exportaminas, foram levados para a feira. A central integra a estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
"Esta feira foi uma grande oportunidade tanto para o aprendizado da cultura exportadora quanto para a apresentação dos produtos nos mercados norte-americano e caribenho. A participação em uma feira internacional pela primeira vez costuma ser um divisor de águas para os empresários que pretendem inserir suas empresas no comércio internacional", destaca o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto.
Carlos Bere, que participou da feira com a cachaça Guaraciaba, confirma a importância da visibilidade proporcionada pelo evento. "Foi altamente proveitoso, na medida em que nos mostrou quais os caminhos a trilhar. Foi realmente gratificante sentir a satisfação de vários clientes em potencial, saboreando nossa Guaraciaba (Guara Brazilian Rum), seja a branca, oferecida em caipirinhas, seja nosso produto mais diferenciado, a Premium, envelhecida seis anos em umburana e oferecida em doses", destaca.
A Guaraciaba completou, em 2011, 50 anos de mercado, com uma produção anual de cerca de 600 mil litros. José Maria Santana Júnior, filho do produtor que criou a cachaça e proprietário, conta que, hoje, tem 62 funcionários fixos e cerca de 40 durante a safra (junho a outubro). Segundo ele, a clientela é, principalmente, da própria Zona da Mata e de Belo Horizonte. "Mas temos clientes também no Rio de Janeiro e São Paulo", acrescenta.
Além do tempo de mercado, a qualidade da Guaraciaba também é atestada pela certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que realiza uma auditoria para avaliar as condições de produção da cachaça. Júnior ressalta que, agregado a isso, a empresa tem investido em cursos e na melhoria da estrutura produtiva, visando produzir uma cachaça de qualidade e gerar emprego e renda para a região, já que essas eram as metas de seu fundador.
Para José Maria Santana Júnior, a participação na feira americana foi mais um canal para mostrar o produto. "E pode trazer um bom retorno, mas ainda vamos avaliar como colocar em prática e distribuir", observa. Carlos Bere reforça a opinião do proprietário. "Na medida em que as logísticas estão sendo trabalhadas, faz-se também necessário termos o produto disponível para entregas periódicas. Fomos apresentados a um público de mais de nove países e pudemos nos inteirar um pouco das suas atividades, para, em um segundo momento, abordá-los devidamente e, possivelmente, encaminhar negócios{, completa.
A Americans Food & Beverages reuniu compradores, expositores, fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas de diversos países, que além de conhecerem as novas propostas alimentícias e criarem uma plataforma de debate e informação sobre o setor, tiveram a oportunidade de promover seus produtos e serviços para os maiores compradores das Américas. Do total de visitantes, 76% eram provenientes do próprio mercado americano.
Há sete anos atuando como agência de promoção comercial para o desenvolvimento das exportações do Estado, a Central Exportaminas tem por meta internacionalizar as empresas mineiras também por meio do mundo virtual.
Durante o evento nos Estados Unidos, a Central Exportaminas fez o lançamento internacional do Exportaminas.net. O portal, inédito no Brasil, é voltado para a promoção comercial das empresas mineiras, sobretudo as de pequeno e médio porte, no mercado internacional. O exportaminas.net integra demandas de compra por parte de importadores internacionais e de venda por parte de exportadores mineiros. De acordo com a secretária de Estado Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o portal Exportaminas é um instrumento extremamente útil para as empresas que pretendem iniciar a exportação de produtos.
Minas - Minas é, atualmente, o segundo maior Estado exportador do país. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, as exportações mineiras atingiram US$ 30,26 bilhões, aumento de 39,1% em relação a igual período de 2010, superando a variação das exportações nacionais (31,1%). A participação sobre o total brasileiro ficou em 15,9%. As importações entre janeiro e setembro de 2011 aumentaram 25,9% na comparação com mesmo período de 2010, totalizando US$ 9,29 bilhões. Enquanto isso, as importações nacionais cresceram 26,3%. As importações do Estado responderam por 5,6% do total brasileiro. O saldo comercial de Minas foi de U$ 20,97 bilhões no acumulado de janeiro a setembro/2011, enquanto o saldo nacional foi de US$ 23,03 bilhões. Em relação a 2010, registrou-se crescimento de 45,9%.
Veículo: Diário do Comércio - MG