A Casa Valduga, centenária vinícola gaúcha que distribui sua linha de produtos para todo o país e também exporta, tem planos de expansão agressivos para Belo Horizonte. Em 2011, a empresa ampliou as vendas em 22% na capital mineira e para 2012 a expectativa é alcançar 35% de crescimento no volume comercializado, sempre na comparação com o ano imediatamente anterior.
Para a diretora comercial da Casa Valduga, Juciane Casagrande, Belo Horizonte é uma praça muito importante e, depois de 20 anos de presença no mercado mineiro, já passava da hora de ter uma ação focada na cidade. "Percebemos que o gosto do brasileiro vem mudando. Queremos mostrar que o espumante é uma bebida para qualquer época do ano e uma opção ao vinho para o verão. Para isso implementamos a campanha Brinda BH", explica a diretora.
Durante a campanha, nos 50 restaurantes parceiros, quem consumir uma garrafa de espumante da marca levará outra garrafa para casa. A lista dos restaurantes está no site da empresa (www.casavalduga.com.br). Os produtos já podem ser encontrados, também, em casas especializadas e restaurantes. O mercado mineiro representa 12% das vendas nacionais da vinícola.
A campanha de expansão da marca inclui também novas embalagens para três rótulos da linha de espumantes: Arte Tradicional (12 meses de maturação), Reserva (12 a 25 meses) e Gran Reserva (60 meses de maturação). O layout ficou mais clássico e refinado, com cores distintas para cada linha e destaque para o tempo de maturação de cada uma. Para o consumidor que desejar mais informações sobre os espumantes, um "QR Code", inserido no contrarrótulo, abre um link com todas as informações sobre o vinho. Basta posicionar a câmera do celular em frente ao rótulo e em um clique será possível conhecer o processo detalhado de elaboração do espumante. Esse rótulo acaba de conquistar a medalha de prata durante o concurso "Efervescentes do Mundo", realizado na França e considerado a copa do mundo dos vinhos.
"A variedade da linha também visa atender ao nosso público que é bastante variado. Queremos que todos tenham a oportunidade de experimentar bons produtos em todas as faixas de preço e também pelos diferentes níveis de envolvimento com a bebida. Temos consumidores que estão conhecendo agora o mundo dos espumantes e dos vinhos que costumam apresentar um determinado padrão de paladar. Outros já estabeleceram um gosto próprio e demandam uma outra categoria de produto, então diversificamos a linha para que todos possam brindar da maneira mais prazerosa", afirma Juciane Casagrande.
As novas etiquetas também têm informações sobre o método pelo qual o vinho foi elaborado. Também vem em destaque as indicações de safra, categoria do espumante (reserva ou gran reserva) e o tipo (nature, extra brut, brut e demi-sec). A produção anual da Casa Valduga é de 1,5 milhão de garrafas, sendo 60% de vinhos e 40% de espumantes. A expectativa é ampliar a produção em 50% em 2012.
Veículo: Diário do Comércio - MG