Brasileiro foi o primeiro ex-trainee da Ambev a ocupar a presidencia da companhia
Para um ex-diretor a substituição de Dave Peacock pelo executivo brasileiro significa que a aquisição da Anheuser-Bush foi finalizada e que a velha cultura da empresa foi riscada do mapa
O brasileiro Luiz Fernando Edmond deve assumir o comando da cervejaria Anheuser-Bush In-Bev nos Estados Unidos no lugar de Dave Peacock, que está deixando o cargo. Edmond acumulará o cargo com a sua atual função de presidente da ABInbev na América do Norte. Estas informações foram publicadas ontem pelo site americano Advertising Age, que diz ter tido acesso a ummemorando enviado aos distribuidores da companhia.
Peacock era um dos poucos executivos remanescentes na direção da Anheuser-Bush após a aquisição da empresa pela belga InBev (criada pela fusão entre a belga Interbrew e a brasileira AmBev), em 2008, e ocupava a presidência desde 2008. Peacock deve atuar agora como consultor da companhia.
A substituição ocorre em meio a outras importantes mudanças nas operações da cervejaria nos Estados Unidos, que continua perdendo participação de mercado em um ambiente econômico difícil e de acirrada disputa entre as marcas do mercado. Em entrevista ao Adversiting Age, o executivo Bob Lachky, ex-chefe executivo de criação da Anheuser-Bush, disse que a saída de Peacock significa que a aquisição foi finalizada.
“A velha cultura AB foi riscada do mapa”, disse. A transição da equipe de gerência foi concretizada, como era esperado.Luiz Fernando Edmond, de 46 anos, é engenheiro de produção, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi o primeiro extrainee da Ambev a ocupar a presidente da companhia. Ingressou na corporação em 1990, na antiga Brahma, e cresceu depois de ter escalado cada degrau
da hierarquia, ocupando diversas posições desde as áreas industriais e de venda até o comando.
Veículo: Brasil Econômico