Cervejarias investem em produto light

Leia em 2min

Petrópolis lança versões da Itaipava com menos álcool e calorias; nos EUA, segmento domina o mercado da bebida

Ambev já tentou lançar a versão da Brahma, mas desistiu devido à rejeição ao termo; hoje, aposta na Skol 360º

Na tentativa de desenvolver um mercado que é dominante nos EUA, a Cervejaria Petrópolis anunciou ontem o lançamento de uma cerveja light, com teor de álcool e calorias reduzidos.

A Itaipava Light tem 3,5% de teor alcoólico, ante 4,5% da versão normal. A redução calórica é de 25% -a lata de 350 ml tem 110 calorias.

Em 2003, a Ambev tentou emplacar a Brahma Light, novidade que já era um relançamento do produto criado originalmente em 1982 e que também teve vida curta.

Nos Estados Unidos, as versões light vendem mais do que as regulares: as quatro marcas mais populares no país são light, entre elas a Bud Light e a Miller Lite.

Lá, o apelo não está relacionado a calorias, e sim à redução do teor alcoólico ou à leveza da bebida.

A Ambev não desistiu do mercado de cervejas mais leves, apenas abandonou o termo "light" devido à rejeição por parte do público masculino. A Skol 360º tem o apelo das lights americanas.

Para o consultor de bebidas Adalberto Viviani, na época dos lançamentos da Brahma Light, o mercado brasileiro não estava maduro para absorver esse tipo de inovação. Mas isso mudou, diz.

"Chegou o momento. Estamos vivendo período de diferenciação no mercado de cerveja. Há dez anos, as pessoas buscavam consumir volume. Com o aumento da renda, elas querem novidades."

A Petrópolis pretende vender a Itaipava Light como um produto premium: a garrafa é verde, cor normalmente associada a cervejas de sabor mais acentuado. O preço sugerido ao consumidor no varejo (R$ 1,99 para a lata de 350 ml) é superior ao da Itaipava regular (R$ 1,39).

FEMININA

"Não é uma cerveja feminina. Queremos focar a comunicação na questão da saudabilidade e conquistar homens e mulheres", diz Douglas Costa, diretor de marketing da Petrópolis.

A Petrópolis faturou R$ 3,8 bilhões em 2011 e é a segunda maior cervejaria do país em participação de mercado. Em janeiro, tinha 10,9%, ante 68,47% da líder Ambev, segundo a consultoria Nielsen.

Sua atuação ainda é concentrada no Sudeste e no Centro-Oeste, onde conta com quatro fábricas. "Estamos estudando a localização da próxima fábrica, que será no Sul ou no Nordeste."


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Petrópolis aposta em cerveja light e lucro da Heineken sobe em 2011

Na disputa por uma fatia mais ampla em um segmento em forte expansão, o Grupo Petrópolis vê a possib...

Veja mais
Mais cinco marcas de cachaça certificadas

Cinco cachaças de alambique das cidades de Itabirito e Ouro Preto, de quatro marcas diferentes, foram certificada...

Veja mais
Itaipava Light chega ao mercado

        O Grupo Petrópolis lança hoje a cerveja Itaipava Light...

Veja mais
Grupo Schincariol aposta na marca Devassa para classes A e B

A cervejaria Schincariol quer ser para todos e, cada vez mais, para os consumidores de maior poder aquisitivo. Para ganh...

Veja mais
Salton espera dobrar o número de vendas no Canadá

Para dobrar o número de exportações em 2012, a Vinícola Salton reforçou a sua parceri...

Veja mais
Vinícolas buscam vender direto ao consumidor

Para eliminar intermediários e chegar ao consumidor final com preço mais competitivo, vinícolas da ...

Veja mais
Mesmo com barreiras nos EUA, venda de suco cresce

A indústria de suco de laranja não sabe ainda quando e nem quais serão os efeitos das barreiras que...

Veja mais
Refrigerantes perdem o gás e água de coco ganha espaço

As vendas de refrigerantes andam mornas nos Estados Unidos e a indústria de bebidas, de olho no próximo fi...

Veja mais
Primeira fábrica de Red Bull fora da Europa será no Brasil

Líder mundial em energéticos, austríaca cresce 20% no País, onde produzirá 206 milh&o...

Veja mais