Mercado de cervejas premium deve crescer quase 50% nos próximos 4 anos

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O PREÇO, ANTES UM IMPEDITIVO PARA PARTE DOS CONSUMIDORES, CAI DEVIDO AO AUMENTO DE DEMANDA

Sempre apontada como a bebida do brasileiro, a cerveja passou a ser vista com outros olhos nos últimos anos.

Começaram a aparecer nas mesas de bar e gôndolas de supermercados cervejas diferentes das tradicionais. Não só na cor, mas também em sabor, aroma, dosagem alcoólica e na forma de consumo.

O apreciador dessas cervejas, em geral, conhece tipo de fermentação, origens e ingredientes utilizados. Fazem parte desse novo grupo, inclusive, pessoas que antes não consumiam cerveja e encontraram nesses novos produtos algo diferente das marcas "mainstream".

Um estudo pedido pela japonesa Kirin, antes da aquisição da Schincariol, aponta uma expectativa de crescimento de quase 50% no mercado de cervejas premium nos próximos quatro anos.

De olho nessa fatia, cervejarias nacionais, como Bamberg e Colorado, e importadores oferecem mais opções. Grandes marcas internacionais já aportam no país.

O preço, antes um impeditivo para parte dos consumidores, vem caindo devido ao aumento de demanda, que permite a diluição de custos -e também de concorrência.

Ainda assim, o preço ainda causa impacto aos novos consumidores dessas cervejas especiais, que custam entre R$ 3 e R$ 700.

O caminho para quem começa a experimentar esse universo premium e deseja um bom custo/benefício é começar pelos tipos mais baratos. Ajuda o bolso e também a desenvolver o paladar.

Entre as inúmeras opções, existem sabores amargos, adocicados, com notas de caramelo, de frutas, de café... Sem falar em potência alcoólica, corpo etc.

Identificar elementos que agradem ao seu paladar ajuda muito na hora de ir às compras. Buscar informações em livros, na internet e até nas redes sociais é outro caminho para quem quer ter mais certeza antes de investir o dinheiro nas cervejas.

Um ponto é certo: o caminho é sem volta. Quem começa a provar as cervejas especiais dificilmente retorna para as comuns do mercado.(EDU PASSARELLI é especialista em gestão de negócios em serviços de alimentação pelo Senac-SP, gastrônomo e dono de bar.)


Veículo: Folha de S.Paulo


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