As redes varejistas brasileiras apostam na venda de bebidas alcoólicas, refrigerantes e água mineral para ter incremento de 20% a 45%, em média, em seus ganhos durante o carnaval.
Além do feriado prolongado, os supermercadistas aproveitam o aumento da temperatura para promover descontos no setor de bebidas e, por consequência, atrair um número maior de consumidores.
O Sonda Supermercados, com 23 lojas em operação na capital e no interior e detentor da bandeira Cobal, afirmou em entrevista ao DCI que, após o Natal, o carnaval é a data em que as lojas mais têm crescimento significativo nas vendas.
A estratégia da rede, segundo Julio Lopes, diretor de Marketing e e-commerce da varejista, para o período é disponibilizar um número maior de promoções. "Do dia 11 ao 21, oferecemos cervejas com preços a partir de 0,83. Os refrigerantes saem em média de R$ 1,05 a R$ 2,99", diz Lopes. Outro setor que inpulsiona os ganhos é o de higiene pessoal, com a venda de protetor solar e hidratante.
Ainda segundo o diretor de marketing do Sonda, as operações que ajudam a alavancar os lucros do grupo - que no ano passado ficou em torno de R$ 2 bilhões - são as de São Bernardo do Campo, Água Branca, Maria Cândida, Pompeia, Mooca e Tremembé.
O Supermercados Covabra, com operações localizadas no anterior de São Paulo, informou por meio de nota que a rede, atualmente com 11 lojas, estima que só neste período, haja um aumento de 25% na venda de bebidas. Segundo o diretor comercial Adilson dos Santos, a estimativa levou em conta que, no carnaval do ano passado, houve grande período chuvoso, o que prejudicou as vendas.
Além das bebidas, a rede promoveu descontos nas vendas de carnes, protetor solar e petiscos - itens esses com maior saída das gôndolas.
O Assaí, rede atacadista do Grupo Pão de Açúcar (GPA), espera que as vendas de bebidas sejam 30% maiores que as apurada em 2010. Para isso, as 60 lojas em operação no País, tiveram um abastecimento maior de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, o que traz, ao consumidor e aos pequenos empresários que abastecem seus estoques, preços mais baixos e maior variedade de produtos à disposição.
O atacadista tem em suas lojas 45 tipos diferentes de rótulos de cervejas e bebidas destiladas, e 20 opções entre sucos e refrigerantes, para suprir a demanda. O também atacadista Giga - uma das operações da rede Mambo, pretender ter 45% a mais de procura por seus produtos durante os dia, em especial os que antecedem, a data.
O Mambo, com seis lojas em operação, não soube informar a estimativa certa, disse apenas que no feriado de carnaval a rede apresenta incremento com a venda de bebidas. Até o fechamento desta edição, as redes não haviam divulgado os dados precisos das vendas.
Veículo: DCI