A nova unidade produtiva da Destilaria Alambique Pendão, que faz parte do projeto de reestruturação da marca, será inaugurado no próximo dia 30. Somente na construção do alambique foram investidos cerca de R$ 1 milhão. O mercado aquecido para a cachaça artesanal tem estimulado os aportes na diversificação dos produtos, com o objetivo de atender as diversas classes econômicas.
Na última semana foi lançada a Cachaça Pendão Black Diamond, bebida desenvolvida exclusivamente para comemoração dos 12 anos da empresa, e que demandou investimento de R$ 500 mil.
De acordo com o presidente da Cachaça Pendão, Giovanni Viotti, o novo alambique da marca foi construído em Monte Verde, distrito de Esmeraldas, e será responsável pela produção de aproximadamente 400 mil litros de cachaça por safra.
O objetivo é ampliar o volume fabricado para expandir a comercialização da Cachaça Pendão no país e no exterior. Atualmente a cachaça é produzida no alambique de Itatiaiuçu, na região Central, e tem capacidade média produtiva de 200 mil litros por ano.
"Estamos investindo na nossa infraestrutura para ampliar a participação no mercado. O objetivo é fornecer um produto de alta qualidade e com regularidade de oferta, fatores que são essenciais para ingressar e firmar no mercado externo. Além disso, vamos diversificar as formas de apresentação, atendendo a públicos variados", disse Viotti.
A demanda aquecida pela cachaça e a maior valorização do produto artesanal incentivou a expansão da linha da bebida. O lançamento da Cachaça Pendão Black Diamond, 12 anos, veio para atender um público seleto e que admira a bebida. A cachaça premium da marca é comercializada em garrafas de 750 mililitros e custa em torno de R$ 250.
Produção - De acordo com Viotti, o investimento na bebida foi de R$ 500 mil e a produção será limitada a 500 garrafas por lote. A expectativa da empresa com a nova bebida é ampliar o faturamento e atingir um público mais exigente.
A cachaça foi desenvolvida dentro dos padrões para exportação e será comercializada em vários pontos do Brasil. A Pendão Black Diamond foi envelhecida em tonéis com presença encorpada de madeira, frutas, creme e baunilha.
A boa perspectiva de mercado, principalmente pela realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e o reconhecimento da bebida nos Estados Unidos, como um produto típico e exclusivo do Brasil também irá estimular os negócios da marca.
No segundo semestre serão iniciadas as exportações da Cachaça Pendão. De acordo com Viotti, o primeiro lote será composto por 8 mil caixas da bebida que serão destinadas ao mercado europeu e da América do Norte.
Além dos aportes na ampliação da produção, Viotti também tem investido na padronização, na qualidade da cachaça, na capacitação dos envolvidos no processo e em feiras nacionais e internacionais. O projeto de reestruturação começou a ser implantado em meados de 2011, quando o empresário adquiriu a destilaria.
"Priorizamos a padronização da bebida e a qualidade e hoje já estamos colhendo os resultados positivos. Somente em 2012, nosso faturamento deverá alcançar R$ 4 milhões, o que é muito significativo", disse.
A empresa já conquistou dois prêmios internacionais: medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas e medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition.
Em ambos os concursos internacionais, a empresa concorreu com destilados de várias partes do mundo. No mercado interno, foi eleita a melhor cachaça do Festival Cachaça Gourmet, tradicional festival da culinária mineira que agrega a cachaça à gastronomia.
Veículo: Diário do Comércio - MG