Cervejaria artesanal avança 84%

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Fundada em 1993, a cervejaria artesanal alemã do Fritz é uma das mais antigas do Brasil. Atualmente, possui uma rede de seis restaurantes alemães no interior paulista, nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Americana, Taubaté, Indaiatuba e Monte Verde, em Minas Gerais, onde se localiza sua fábrica. O Fritz teve início como um hobby do mestre-cervejeiro Jörg Franz Schwabe, com vasta experiência em grandes cervejarias no Brasil e no exterior. Schwabe foi mestre-cervejeiro da Brahma, onde trabalhou por 25 anos, e se aposentou em 1993. Ele se formou mestre cervejeiro em 1972, na Technische Universität Berlin. Foi lá que ele começou a elaborar artesanalmente cervejas para seu próprio consumo. Aos poucos, tanto a qualidade do produto quanto sua fama se expandiram. Então, já no Brasil, o alemão Schwabe partiu para produção de chope em maior escala. Seus filhos, Ingo e Carsten Schwabe, também partilham da paixão pela cerveja e passaram a participar dos negócios da família.

A rede do Fritz cresceu e hoje conta com seis restaurantes no interior paulista - em São José dos Campos, Campinas, Taubaté, Indaiatuba, Americana e em Monte Verde. Os restaurantes servem comida alemã e divulgam a cultura daquele país. A rede conta com 200 colaboradores, diretos e indiretos.

O diretor-executivo da Fritz Cervejaria Artesanal, Ingo Schwabe, disse que o grupo produz quatro tipos de chope e cervejas artesanais. "Hoje a cervejaria artesanal é um produto diferenciado porque vai mais matéria-prima por não ser uma cervejaria comercial. A cervejaria artesanal é um conceito com mais malte, com cuidado e qualidade superiores aos de uma cervejaria comercial, e por isso é um produto diferenciado em todo o processo, inclusive na hora em que se finaliza o produto. Quando consumida a cerveja ou o chope, não vem aquela náusea, que é comum das cervejas comerciais, nem aquela dor de cabeça no dia seguinte. Na cerveja comercial vai muita química para agilizar o processo, para diminuir a matéria-prima, então coloca adjuntos não-maltados como a gente diz no âmbito de cervejeiro."

A cerveja do Fritz começou a ser vendida no mercado em fevereiro e já conta com 60 pontos de venda nos principais shoppings do Brasil -no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Natal, São Paulo e Belo Horizonte, através da rede Mr. Beer, que é a maior rede de cervejas do Brasil, com venda de cervejas especiais, tanto importadas quanto nacionais, e em alguns empórios selecionados em São José dos Campos e Campinas.

Sua embalagem é especial, pois o próprio Schwabe escolheu para seu produto garrafas importadas da cidade de Kups, na Alemanha. O Fritz é a primeira microcervejaria do Brasil a importar esse modelo, chamado, em alemão, de Bügelverschlüsse. A garrafa contém 500 ml, e possui uma tampa de porcelana. Ao abrir, faz um som de estouro semelhante ao da abertura de uma garrafa de champagne, criando uma experiência única e festiva.

A fábrica do Fritz, localizada em Monte Verde (MG), a 1.600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, se transformou em ponto turístico na região. Lá são elaborados os chopes e as cervejas artesanais Natur, Weizen, Köelsch, Dunkel e Pilsen, com a excelente água pura da serra. Toda sua produção é artesanal com a supervisão pessoal do mestre- -cervejeiro Jörg Franz Schwabe.

 

Veículo: DCI


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