Marca completa 30 anos no Brasil e investe pesado em ações de marketing depois de enfrentar problemas com bebida no Sul
A PepsiCo começa a produzir no final desta semana o achocolatado Toddynho na sua fábrica em Feira de Santana, na Bahia. A planta no Nordeste recebeu investimento de R$ 30 milhões e a área de 10 mil metros quadrados, que antes fabricava apenas os achocolatados em pó Toddy e Mágico, será expandida para 16 mil metros quadrados.
De acordo com o diretor de Marketing da PepsiCo, Alexandre Salvador, o foco é consolidar a marca em todas as regiões do país. Hoje, a bebida pronta é fabricada apenas em Guarulhos,São Paulo, e na União de Palmares, Alagoas. “O Nordeste é uma importante área consumidora de leites aromatizados e nós queremos aumentar a nossa participação por lá”, disse Salvador. Rio de Janeiro é o Estado campeão de vendas do produto, seguido por São Paulo.
A ação faz parte do investimento da Pepsico Alimentos que irá aplicar US$ 200 milhões em campanhas de marketing e ampliação de fábricas neste ano. E o mercado brasileiro, é claro, receberá atenção toda especial. O Toddynho completa 30 anos em 2012 e ,por isso, a marca está cheia de planos. No ínicio do ano foram lançados novos sabores do produto.
O Toddynho Vitamina, nos sabores mamão, maçã e banana, e o morango, maçã e banana. Além disso, está à venda o Toddynho Light, desenvolvido para as crianças que possuem restrições calóricas no cardápio, mas que é consumido principalmente por mulheres entre 15 e 40 anos, segundo informações da empresa.
Outras ações estão sendo desenvolvidas para comemorar a data. “Queremos levar o Toddynho da geração pai para a geração filho”, contou Salvador. Entre as iniciativas está a fan page do Todinho no Facebook,queda dicas para os pais brincarem com os filhos com brinquedos antigos. Também foi lançada a campanha “Contadores de Histórias”.
Em cada caixinha do achocolatado vem uma figurinha que estimulava o imaginário infantil. Essa ação alavancou as vendas do produto em 10% nos meses de maio e junho, quando foram vendidos mais de 90 milhões de Todinhos em todo o Brasil. A subsidiária brasileira da PepsiCo tem receita anual de US$ 4 bilhões.
Recall
Em outubro de 2011, a PepsiCo fez um recall do Todinho no Rio Grande do Sul, pois algumas pessoas passaram mal após ingestão da bebida. Após análise do Centro Estadual da Vigilância em Saúde do Estado, foi constatado um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica. Na época, a empresa alegou que houve falhas na produção da fábrica de Guarulhos, e que por isso continha produtos de limpeza em algumas embalagens.
Veículo: Brasil Econômico