Bebidas da empresa continuam a ser vendidas com as mesmas marcas
Exatamente um ano após a aquisição de 100% da Schincariol, a japonesa Kirin muda o nome da sua subsidiária brasileira, que passa a chamar-se Brasil Kirin. De acordo com o CEO da companhia, Gino Di Domenico, as conversas para o novo posicionamento institucional começaram há seis meses e os investimentos fazem parte dos R$ 480 milhões previstos para o ano. “Como subsidiária brasileira, o País aparece em primeiro lugar, o que mostra o respeito pelo trabalho que a Schincariol tinha feito até a aquisição pela Kirin”, declarou o executivo nesta segunda-feira. “Hoje é um Feliz Ano-Novo.”
Segundo Domenico, as marcas continuam com os mesmos títulos, o novo nome é institucional e será inserido nas embalagens. Ele comentou ainda que há estudos para a Brasil Kirin vender os produtos da empresa japonesa no País, a partir de 2013, com foco em bebidas alcoólicas e não alcoólicas, inclusive em categorias que a antiga Schincariol não atuava. A Brasil Kirin possui 10 mil funcionários no País e tem 16,6% em participação do mercado nacional de cervejas e 6,83% em refrigerantes, conforme dados de outubro do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Até o mês passado, as vendas em volume de cerveja cresceram 9,9%, ante 3,64% do mercado, na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Vamos passar de um Ebitda de R$ 300 milhões em 2011 para R$ 550 milhões em 2012, aumento de 83,3%. O montante do ano passado atingimos em agosto”, informou o executivo. “Em faturamento, cresceremos 12% na mesma base de comparação. Já somos 5% do faturamento total da Kirin, estamos entre os cinco principais mercados da companhia fora o Japão, que é metade do faturamento global”, ressaltou.
O processo de construção da nova empresa durou cerca de seis meses, com o suporte da consultoria de branding 2½ e da LewLara/TBWA. Para a construção da marca, foram feitas pesquisas para entender qual a percepção das pessoas sobre as duas marcas, Schincariol e Kirin. Foram estes resultados que direcionaram a escolha do nome. Na nova marca, o “Brasil” vem em primeiro lugar porque essa é a concepção de globalização do Grupo Kirin: respeitar e valorizar as características do mercado local.
Veículo: Jornal do Comércio - RS