Investimentos começam pelo Rio, onde empresa tem sua maior unidade na zona oeste
As fábricas da AmBev terão sua capacidade ampliada em 2013. O processo começa pelo Rio de Janeiro, estado onde mantém uma unidade no município de Piraí e outra, no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade —o maior parque fabril da companhia no Brasil. O investimento será necessário por conta da demanda e também para atender a novos modelos de embalagens que a cervejaria terá para as marcas premium.
O diretor regional da AmBev no Rio de Janeiro, Rafael Oliveira, porém, guarda a sete chaves o montante que será aplicado na empreitada. Também não revela de quanto será o aumento de capacidade de produção. Mas destaca que, no caso do Rio, esse crescimento tem relação com a expansão de vendas das marcas. Oliveira diz ainda que a Brahma, no estado do Rio, teve uma alta de 1,1 ponto percentual, chegando a 15,8% de market share.
A fábrica de Campo Grande supre a demanda do estado do Rio e fornece para outras praças espalhadas pelo território brasileiro. “A Antarctica continua liderando no Rio com mais de 36% de participação”, afirma. “Mas esse ganho de 1,1 ponto percentual é o maior share dos últimos seis anos para Brahma no estado.” Ele destaca que parte dos ganhos de Brahma vieram de outras marcas da própria Ambev da concorrência. “Brahma tem a liderança de mercado em São Paulo”, disse Oliveira.
O executivo disse, ainda, que o crescimento da Brahma tem influência também no investimento da marca na plataforma de futebol. Mas isso não significa mudança na estratégia de cada marca especificamente. Com relação ao ganho de mercado que a AmBev teve na bolsa em 2012, Oliveira adiantou que nada muda em 2013. “Tivemos um momento de muito de resultado no ano passado e esperamos que seja ainda melhor em 2013. A expectativa é superar 2012 com grandes iniciativas como a Copa das Confederações e outros eventos que vão acontecer no Rio e no Brasil”, diz.
As vendas no Rio em Janeiro ficaram acima do registrado no mesmo mês no ano passado. E o mesmo acontece no Brasil. Com relação a verbas de marketing, o Rio terá uma fatia maior de investimentos que já começa no Carnaval, com o patrocínio dos blocos de rua, camarote e também por conta do que está programado para o futebol e musicais ligados à marca Budweiser. “O futebol tem sido umcaminho par reforço da marca, com as parcerias fechadas com grandes times no Rio e no Brasil, os bares temáticos e o projeto do sócio torcedor”.
O executivo não falou sobre a data em que será feito o reajuste dos preços das cervejas e nem qual será o percentual aplicado pela AmBev. Mas afirmou que seráum reajuste menor que o registrado no ano passado. Tudo dependerá, diz ele, dos custos de importação de insumos e dos tributos.
Veículo: Brasil Econômico