Campanha mobiliza produtores e supermercados com o objetivo de elevar as vendas da bebida no País em 20%
Depois da febre do consumo de espumantes durante o verão, os setores vitícola e supermercadista gaúchos apostam agora no incremento da comercialização de vinhos brancos durante a estação. Para atingir essa meta, foi lançada a campanha No verão, vá de vinho branco, cujo objetivo é aumentar em 20% as vendas do produto no mercado brasileiro. Conforme dados do Ibravin, de janeiro a março, são comercializados, em média, 500 mil litros de vinho branco no País, e a intenção é chegar a 600 mil litros. “Em 2012, o consumo de vinho branco fechou em 5 milhões de litros, cerca de 25% de um total de 19 milhões de litros de vinhos finos consumidos”, revelou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
O dirigente lembra que, há duas décadas, o cenário era completamente diferente: 70% do consumo era de vinhos brancos. Essa realidade começou a mudar após o chamado Paradoxo Francês, que comprovava os benefícios de beber vinho tinto, “rico em polifenois ou compostos fenólicos, que estão presentes nas cascas e nas sementes das uvas vermelhas e comprovadamente possuem atividade antioxidante”, explica Paviani. Entre as variedades mais procuradas estão Chardonnay, Moscato, Sauvignon Blanc e Riesling. Entre os benefícios do vinho branco, Paviani destacou o menor teor alcoólico, o que favorece o consumo da bebida como aperitivo. “É ideal para consumo junto com carnes brancas, peixes e até mesmo com o churrasco, junto com galeto ou salsichão”, disse.
O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Henrique Benedeti, diz que, a princípio, não existe previsão de aumento na produção de vinhos brancos, pois existe produto suficiente para atender à demanda. “Pelos primeiros dois anos da campanha, não precisaremos aumentar a produção de uvas”, avaliou. O dirigente destaca o sucesso obtido nos últimos anos em relação ao consumo de espumantes no verão, cujo incremento fica, em média, 10% a 15% maior ao ano. “Há mais de dez anos, temos obtido bons resultados com os espumantes e esperamos repetir com os vinhos brancos e também com o rosé.”
Conforme o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo, nessa primeira etapa, participarão 15 supermercados do Rio Grande do Sul e 60 de várias cidades do País. “Vamos realizar um tour com as empresas de fora do Estado pelas vinícolas da Serra gaúcha para que eles conheçam a fundo o produto que irão comercializar”, disse Longo. O gerente comercial do Walmart, Moacir Macioscik, acredita que a campanha, que deve chegar aos supermercados nas próximas semanas, terá efeito parecido com o que ocorreu com as espumantes. “Os consumidores já vêm, naturalmente, consumindo mais vinhos finos, hábito que será motivado ainda mais com o lançamento da campanha”, avaliou.
Veículo: Jornal do Comércio - RS