Interessada em consolidar sua atuação na região Sudeste, abrir novas frentes no Nordeste e Centro-Oeste, a Sonar, área de franchising da Brasil Kirin, investe em expansão das Cervejarias Devassa, e, até o primeiro semestre de 2013, prevê aumentar em 30% suas franquias. Em Minas Gerais, a próxima inauguração será em Uberaba, na região do Triângulo, ainda em fevereiro.
Segundo o gerente de canais especiais da Brasil Kirin, Rafael Lui, a empresa mira em cidades com mais de 200 mil habitantes, porém outras oportunidades de negócios não deixam de ser avaliadas. Além da cidade do Triângulo, já estão previstas até o fim do semestre inaugurações em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba e Londrina, no Paraná, e São José dos Campos (SP).
"O nosso parceiro ideal deve ter um perfil operacional. Residir na cidade e ter um bom relacionamento com a região é fundamental. A cervejaria tem o modelo de negócios formatado e testado, mas no nosso segmento vale muito a propaganda feita pelos próprios clientes e quem garante a qualidade do atendimento é o franqueado. Alguma experiência em varejo é bem vinda, mas não essencial, já que o treinamento supre essa carência", explica Lui.
Em um país tão grande como o Brasil, é natural que pratos regionais passem a integrar o cardápio. No caso da Devassa o novo sabor deve passar pela homologação da franqueadora. "Existe uma janela para colocação de pratos regionais. O franqueado faz uma solicitação e a gerência específica tem que aprovar. O prato deve fazer sentido dentro do cardápio da casa e, claro, atender todas as exigências relativas à saúde pública e sanitária", afirma o gerente.
A Cervejaria Devassa possui 31 unidades localizadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do mercado brasileiro, incluindo sete microcervejarias em aeroportos. O projeto da Sonar Empresa Franqueadora é chegar a 40 unidades até o primeiro semestre de 2013.
O modelo de microcervejarias é indicado para praças de alimentação em shoppings e espaços como aeroportos e estações. Ainda mão existem unidades em Minas e a próxima inauguração será em Curitiba, no mês de abril. (DM)
Veículo: Diário do Comércio - MG