Cervejas premium turbinam alta de 22% no lucro da Ambev

Leia em 1min 40s

Com aumento nas vendas de Stella Artois e Budweiser, empresa ganha R$ 10,5 bilhões



A alta nas vendas de cervejas premium, como Stella Artois e Budweiser, no Brasil, ajudou a turbinar o lucro da Ambev, que atingiu R$ 10,5 bilhões em 2012. O ganho foi 21,6% maior que em 2011.

A receita líquida da companhia ficou em R$ 32,2 bilhões, alta de 12,4%.

O resultado consolidado refere-se às operações do Brasil e de outros 15 países.

O portfólio de marcas premium no país, que inclui também Original e Bohemia, ajudou a companhia a manter as vendas em alta mesmo após o aumento de preços adotado no terceiro trimestre.

Pressionada pela alta de insumos como açúcar, alumínio, além de inflação e câmbio, a empresa reajustou os preços em 9,5%, em média.

Além de garantir margens melhores, as marcas premium atingem um consumidor que é menos sensível a variações de preço.

Enquanto o volume de vendas das cervejas da Ambev no Brasil cresceu 2,5% em 2012, a receita por hectolitro cresceu 9,6%. Mas a empresa perdeu participação de mercado, fechando o ano com 68,5%, ante 69% em 2011.

Hoje o segmento premium representa 6% do volume de cerveja vendido pela Ambev. Em 2010, era 4%. A meta é chegar a 8% até 2014.

Para atingi-la, pretende destinar parte dos R$ 3 bilhões que planeja investir neste ano para dobrar a capacidade de produção da Budweiser. A marca, que nos EUA é popular, foi lançada no Brasil em agosto de 2011 e já é a cerveja premium internacional mais vendida do país.

Os investimentos deste ano, que se somam aos R$ 3 bilhões investidos em 2012, também vão ajudar a empresa a se preparar para a Copa de 2014, com melhorias na cadeia de fornecedores.

"A Copa está aí na esquina e queremos que esta seja a melhor Copa de todos os tempos", disse o presidente da Ambev, João Castro Neves.

Para ele, o ano começou de forma "desafiadora", com muita chuva e um Carnaval que foi mais cedo. "Isso vai ter impacto no primeiro trimestre, mas não muda nosso otimismo em relação ao ano."




Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Ambev diz que preço da cerveja vai continuar subindo

Empresa, que teve lucro de R$ 10,6 bi em 2012, anunciou que investirá R$ 3 bi este ano, se a carga tributá...

Veja mais
Ambev fará aporte bilionário de olho na Copa do Mundo

A Ambev planeja investir R$ 3 bilhões em sua operação no Brasil em 2013, de olho na Copa do Mundo. ...

Veja mais
Ambev perde mercado por reajuste no preço da cerveja

Com investimento previsto de R$ 3 bilhões para este ano, companhia espera dobrar produção de Budwei...

Veja mais
EUA reconhecem cachaça como bebida brasileira

Produto era vendido no país como rum; agora, fabricantes querem multiplicar as exportações e chegar...

Veja mais
Aumento de preços de produtos e de vendas faz Ambev lucrar R$ 10,5 bilhões em 2012

A maior cervejaria da América Latina está sorrindo à toa e contando muitos divivendos. Com uma rece...

Veja mais
Vodka Kadov ganha edição de festa

A Kadov Night & Day Limited Edition vem com rótulos exclusivos para celebrar todas as baladasNada como uma ba...

Veja mais
SP recebe lote limitado de vinhos de Bordeaux

Rótulos franceses chegam em marçoChegarão pela primeira vez ao Brasil, em quantidade restrita, r&oa...

Veja mais
Aurora leva vinho para a Alemanha

Não há muito quem duvide: a qualidade do vinho brasileiro evoluiu bastante nos últimos anos: est&aa...

Veja mais
Vinícola Salton tem expectativa de faturar R$ 317 milhões em 2013

Com três grandes projetos em andamento, empresa reforça o mercado de espumantes e produtos premium   ...

Veja mais