A maior cervejaria da América Latina está sorrindo à toa e contando muitos divivendos. Com uma receita baseada no aumento dos preços dos produtos e na incansável meta de aumentar as vendas, a Ambev fechou o ano de 2012 com um lucro líquido de R$ 10,5 bilhões. O valor foi tão significativo que em relação a 2011 o crescimento foi de 21,6%. De acordo com a companhia de bebidas, no 4º trimestre do período o lucro líquido foi de R$ 3,72 bilhões, uma alta de 22,7% no faturamento.
A causa direta, na avaliação de analistas de mercado, foi o aumento do volume de vendas e dos preços dos produtos. Vale destacar que a Ambev está desenvolvendo um plano de investimentos para aumentar capacidade de produção e se preparar para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa da empresa é investir R$ 3 bilhões, após os R$ 3,01 bilhões injetados em 2012. Segundo a Ambev, o valor previsto representa um quarto ano de nível recorde de investimentos.
O balanço anual da companhia mostrou que a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 5,498 bilhões, uma expansão de 22,4%. Já a margem passou de 53,6% para 54,4%. Em relação ao custo dos produtos vendidos (CPV) por hectolitro, o avanço foi de 17% no último trimestre de 2012 sobre o mesmo período de 2011, subindo para R$ 61,5, em meio a custos mais altos com commodities como cevada, alumínio e açúcar. No ano, o CPV por hectolitro teve crescimento 13,7%, para R$ 60,6.
Na avaliação da Ambev, o CPV por hectolitro no Brasil em 2013 deve crescer entre um dígito alto e dois dígitos baixos. A previsão se baseia no aumentos de impostos, desvalorização do real e aumento no custo das matérias-primas. A expectativa para a receita líquida por hectolitro no Brasil é de expansão de um dígito alto, após reajustes de preços em 2012 e maior foco em marcas premium e distribuição direta.
Um dos focos da Ambev para este ano é aumentar a capacidade de produção da marca norte-americana de cerveja Budweiser. Para isso, a companhia investirá para que sua cadeia de suprimentos esteja pronta para a Copa, além das já anunciadas novas cervejarias em Minas Gerais e Paraná.
Veículo: Diário de Pernambuco