Aumento de preços de produtos e de vendas faz Ambev lucrar R$ 10,5 bilhões em 2012

Leia em 2min

A maior cervejaria da América Latina está sorrindo à toa e contando muitos divivendos. Com uma receita baseada no aumento dos preços dos produtos e na incansável meta de aumentar as vendas, a Ambev fechou o ano de 2012 com um lucro líquido de R$ 10,5 bilhões. O valor foi tão significativo que em relação a 2011 o crescimento foi de 21,6%. De acordo com a companhia de bebidas, no 4º trimestre do período o lucro líquido foi de R$ 3,72 bilhões, uma alta de 22,7% no faturamento.

A causa direta, na avaliação de analistas de mercado, foi o aumento do volume de vendas e dos preços dos produtos. Vale destacar que a Ambev está desenvolvendo um plano de investimentos para aumentar capacidade de produção e se preparar para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa da empresa é investir R$ 3 bilhões, após os R$ 3,01 bilhões injetados em 2012. Segundo a Ambev, o valor previsto representa um quarto ano de nível recorde de investimentos.

O balanço anual da companhia mostrou que a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 5,498 bilhões, uma expansão de 22,4%. Já a margem passou de 53,6% para 54,4%. Em relação ao custo dos produtos vendidos (CPV) por hectolitro, o avanço foi de 17% no último trimestre de 2012 sobre o mesmo período de 2011, subindo para R$ 61,5, em meio a custos mais altos com commodities como cevada, alumínio e açúcar. No ano, o CPV por hectolitro teve crescimento 13,7%, para R$ 60,6.

Na avaliação da Ambev, o CPV por hectolitro no Brasil em 2013 deve crescer entre um dígito alto e dois dígitos baixos. A previsão se baseia no aumentos de impostos, desvalorização do real e aumento no custo das matérias-primas. A expectativa para a receita líquida por hectolitro no Brasil é de expansão de um dígito alto, após reajustes de preços em 2012 e maior foco em marcas premium e distribuição direta.

Um dos focos da Ambev para este ano é aumentar a capacidade de produção da marca norte-americana de cerveja Budweiser. Para isso, a companhia investirá para que sua cadeia de suprimentos esteja pronta para a Copa, além das já anunciadas novas cervejarias em Minas Gerais e Paraná.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Vodka Kadov ganha edição de festa

A Kadov Night & Day Limited Edition vem com rótulos exclusivos para celebrar todas as baladasNada como uma ba...

Veja mais
SP recebe lote limitado de vinhos de Bordeaux

Rótulos franceses chegam em marçoChegarão pela primeira vez ao Brasil, em quantidade restrita, r&oa...

Veja mais
Aurora leva vinho para a Alemanha

Não há muito quem duvide: a qualidade do vinho brasileiro evoluiu bastante nos últimos anos: est&aa...

Veja mais
Vinícola Salton tem expectativa de faturar R$ 317 milhões em 2013

Com três grandes projetos em andamento, empresa reforça o mercado de espumantes e produtos premium   ...

Veja mais
Cervejaria Devassa abre unidade em Uberaba

Interessada em consolidar sua atuação na região Sudeste, abrir novas frentes no Nordeste e Centro-O...

Veja mais
Clientes reagem e produtor de uísque desiste de reduzir nível de álcool da bebida nos EUA

Após reação negativa de consumidores, os fabricantes do uísque Maker's Mark desistiram de re...

Veja mais
Inbev revisa compra de cervejaria mexicana

A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, informou ontem que revisou os termos da aquisição do gr...

Veja mais
AB InBev tem razão para lutar pela Modelo

A gigante das cervejas Anheuser-Busch InBev aceitou um acordo revisado com a empresa americana de bebidas Constellation ...

Veja mais
AB Inbev propõe concessões para receber aval à compra da Modelo

A Anheuser-Busch InBev propôs uma série de concessões, num esforço para convencer as autorida...

Veja mais