Nestlé Waters prevê dobrar vendas em cinco anos

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A Nestlé Waters prevê dobrar o faturamento no Brasil nos próximo cinco anos. A aposta está baseada no forte crescimento dos mercados emergentes, em detrimento dos países desenvolvidos.

John J. Harris, presidente global da Nestlé Waters, que esteve ontem no Rio de Janeiro para anunciar a instalação da quinta fábrica da divisão de águas da Nestlé no país, afirmou ao Valor que os países da Europa, mesmo em crise, ainda mostram crescimento do consumo de água. Mas são os mercados em desenvolvimento que irão trazer maior retorno para a empresa nos próximos anos.

O presidente global de águas da Nestlé afirmou ainda que a companhia está atenta a novas oportunidades de aquisições no país, embora não haja negociações em andamento. Também afirmou que para atingir o crescimento planejado, a Nestlé Waters precisa crescer acima dos concorrentes e conquistar maior participação no mercado.

Em cerimônia realizada ontem no Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Estado do Rio, Harris anunciou investimento de R$ 117 milhões na aquisição da fonte de água mineral Vale do Sol e de seus ativos, o que inclui uma unidade engarrafadora de água mineral, em Silva Jardim, região dos lagos do Estado do Rio. A fábrica será adaptada aos padrões internacionais da Nestlé e deverá entrar em operação em agosto, com 100 funcionários diretos e 800 indiretos.

A nova fábrica vai ocupar um total de 300 hectares e será cercada por uma área de proteção ambiental de 1.100 hectares. A água mineral será envasada em embalagens de pequenos formatos, a partir de 300 ml, com e sem gás, além das retornáveis de 10 litros e 20 litros. A empresa não informa a capacidade instalada de suas unidades fabris.

Incluindo essa nova unidade, a empresa destinou, nos últimos cinco anos, um total de R$ 300 milhões em três aquisições. O diretor da Nestlé Waters, Alexandre Carreteiro, afirmou que as unidades já garantem o crescimento esperado para o país e que a empresa está trabalhando na consolidação desses ativos.

Harris, que guarda em sigilo os números referentes ao Brasil, informou que a média anual de consumo de água mineral do mercado brasileiro é de "apenas" 50 litros, por pessoa, enquanto nos Estados Unidos este número já atingiu 120 litros. Segundo o executivo, o consumo brasileiro per capita de água deve dobrar nos próximos cinco anos.

"Nós esperamos conseguir pelo menos dobrar o faturamento nesse período", disse Harris, ao Valor. Segundo Harris, nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de água mineral cresceu 14% em valor e 5% em volume. No Estado do Rio - onde a empresa se considera líder de mercado, com 30% de participação - o crescimento alcançado ficou acima da média nacional, com 19% em valor e 7% em volume, no mesmo período.

Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam), o segmento de água mineral brasileiro movimentou cerca de R$ 2,1 bilhões em 2011, com a venda 9 bilhões de litros.

A Nestlé Waters é líder global no segmento de águas, com 10,5% do volume do que é vendido em 2011. No entanto, no Brasil representa apenas 1,8% do mercado. Para alcançar o crescimento planejado no país, Harris diz que "o desafio da equipe brasileira é o de crescer mais rápido que o mercado".

Nos primeiros nove meses de 2012, a Nestlé Waters representava 8,28% das vendas globais do grupo, de 67,6 bilhões de francos suíços (US$ 74,3 bilhões).



Veículo: Valor Econômico


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