A moda das cervejas artesanais parece mesmo ter caído nas graças dos jovens nas grandes cidades e vem gerando trabalho e renda no Estado. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a cerveja Profana, produzida pelo empresário Cristiam Rocha ganha espaço desde 2007 e acaba de conquistar quatro premiações no concurso estadual promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais do Brasil - Minas Gerais (AcervA Mineira), realizado no dia 20 de abril, em Belo Horizonte. Foram dois primeiros lugares nos estilos Vienna Lager e Robust Porter e dois terceiros com as cervejas Saison e American Pale Ale.
Agora o cervejeiro se prepara para participar do concurso nacional que acontecerá em Curitiba, no dia 30 de maio. "O concurso mineiro não é classificatório para o nacional. Agora é um outro evento. A vitória em Minas nos prepara para competições maiores, dando a dimensão da nossa qualidade e indicando onde podemos melhorar", explica Rocha.
A expectativa para o evento no Sul do Brasil é grande e existem boas chances de medalha. " um concurso de estilo muito disputado, mas acredito na qualidade da Profana. Temos excelentes cervejeiros espalhados pelo país e não é fácil ganhar. A maioria ainda não tem retorno financeiro do investimento e tem outros negócios para se sustentar, mas o futuro se mostra promissor para quem estuda e se dedica", afirma o empresário.
A Profana nasceu em 2007, antes da febre das artesanais, do desejo do empresário conhecer melhor o universo das cervejas. "Cerveja é uma coisa que todo mundo consome, conversa a respeito, mas poucos conhecem realmente. Eu já era dono do bar quando resolvi estudar e fabricar a nossa própria cerveja no segundo andar do Boi na Curva", relembra.
Por enquanto, toda a cerveja produzida (volume não revelado) é consumida no próprio bar, mas os planos de distribuição já estão sendo traçados para assim que o registro no Ministério da Agricultura seja homologado. "Recebemos muitos pedidos e a Profana é bem conhecida na região e até em Belo Horizonte. Assim que tivermos todas as licenças para comercialização vamos lançar nossos canais de comunicação e vendas", adianta.
Veículo: Diário do Comércio - MG