Varejo de bebidas no CE comemora boas vendas

Leia em 3min 10s

Supermercados que atuam em Fortaleza já registram expansão de até 20% nas vendas em dias de jogos

O comércio vem tentando aproveitar bem o clima criado com a Copa das Confederações para aumentar o faturamento durante o evento, que vai até o dia 30 deste mês. Um bom exemplo é o setor cearense de bebidas, que já está sentindo na prática os efeitos das partidas de futebol que estão sendo realizadas em diversas cidades brasileiras. Para se ter uma ideia, alguns supermercados atuantes em Fortaleza revelaram que as vendas chegam a subir 20% nos dias de jogos, o que mantém os comerciantes otimistas para o balanço de junho.

"É até normal que as bebidas sejam mais procuradas quando acontece um grande evento como esse, mas é um volume considerável o que está saindo de cerveja, vodca e whisky quando acontece alguma partida da Copa das Confederações. No último fim de semana, por exemplo, registramos um crescimento de 20% nas vendas ante igual período do ano passado", diz o diretor comercial dos Mercadinhos São Luiz, Fernando Ramalho.

Jogos fora da cidade

Ainda de acordo com Ramalho, a expectativa é que os jogos que não acontecem em Fortaleza rendam mais do que aqueles realizados na Arena Castelão. "Quando as partidas são fora, a maioria das pessoas gosta de reunir os amigos em casa mesmo, o que acaba gerando uma demanda de bebidas", explica.

Cerveja e petiscos

Quem também já vem registrando um significativo aumento nas vendas é o Grupo Pão de Açúcar, que informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a demanda por cerveja e petiscos é a que mais se destaca. "Na bandeira Pão de Açúcar a expectativa é que haja um crescimento de 12% na vendas de cervejas premium, em comparação com o mesmo período do ano passado", informa o grupo, em nota.

A rede Extra, por sua vez, apresentou expansão acentuada no comércio de cervejas tipo pilsen, com ofertas em packs promocionais, bebidas destiladas, salgadinhos e carnes. Na área de não alimentos, aliás, a empresa informa que a procura por artigos com a temática da seleção brasileira também foi grande. Outro destaque, segundo a assessoria do grupo, são as vendas de TVs de tela grande, como de 55 e 60 polegadas. "A expectativa de crescimento é de 20% nos itens relacionados aos dias de jogo nas lojas Extra, em comparação com o mesmo período de 2012".

Estoque

Para garantir que os consumidores encontrarão todos os itens que procuram, em especial as bebidas, alguns supermercados trabalharam antecipadamente para reforçar o estoque. É o caso, por exemplo, do Carrefour, que negociou com seus fornecedores para ampliar o sortimento de destilados, energéticos e água. "A rede também encomendou whisky e cerveja clara, itens mais procurados pelos consumidores", diz a assessoria da empresa. O Carrefour também informou que é um dos participantes do movimento Por um Futebol Melhor, que dá descontos em produtos, incluindo em bebidas, ao sócios-torcedores de diversos clubes brasileiros. Basta entrar no site www.futebolmelhor.com.br, conferir os produtos com desconto e levar a carteirinha de sócio-torcedor e CPF na hora da compra.

Indústria olha o futuro

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Águas Minerais, Cervejas e Bebidas em Geral do Estado do Ceará (Sindibebidas-CE), Cláudio Targino, foi mais comedido na hora de comentar como está o mercado e as vendas de bebidas durante a Copa das Confederações. Para ele, o grande impacto só será sentido no futuro.

"Qualquer evento alavanca as vendas, e como estamos em época de festas juninas, não sei dizer se um crescimento do ramo pode ser atribuído exclusivamente à Copa. Para mim, a maior contribuição é o legado em termos de infraestrutura que o evento pode deixar para a cidade, que poderá vir a receber mais turistas e então maximizar o consumo", avalia Targino.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Cachaça brasileira tem espaço para exportar mais

Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), capacidade de produção é de 1,2 bilh&atil...

Veja mais
Ambev S.A. recebe ações de Interbrew e AmBrew

A Interbrew e a AmBrew, subsidiárias da Anheuser-Busch InBev (ABI), transferiram à Ambev S.A. aç&ot...

Veja mais
Deu suco, e é orgânico

Com 65 sócios-produtores, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, a Ecocitrus, d...

Veja mais
Indústria deve investir 25 mi de euros para elevar consumo de suco de laranja

Camila Souza RamosSÃO PAULOO setor de processamento de suco de laranja do País planeja investir aproximada...

Veja mais
Turismo cervejeiro ganha rotas no Brasil

Em visita às fábricas, turistas acompanham o processo produtivo das cervejas e provam a bebida direto da f...

Veja mais
Vinhos gaúchos podem ganhar mercado no Japão

Importadora japonesa deve fechar encomendas com quatro vinícolasQuatro vinícolas gaúchas podem fech...

Veja mais
Vinho Dom Bosco patrocina Festa de São João de Arcoverde

A ação faz parte da campanha publicitária da marca, criada exclusivamente para a região Nord...

Veja mais
Brahma lança projeto sustentável

Com a estreia da Copa das Confederações, a cerveja Brahma, da AmBev, quer testar a habilidade dos torcedor...

Veja mais
Exportadores de suco de laranja se voltam para o Brasil

A americana Joaima Escandon hoje com32 anos, cresceu  ouvindo a avó repetir uma recomendação: ...

Veja mais