Novos sabores no mercado de bebidas

Leia em 2min

O consumo de sucos naturais tornou-se um hábito entre muitos brasileiros, seja por estarmos em um país tropical, com altas temperaturas, ou pela preocupação de se ingerir produtos que contribuam com uma vida mais saudável

 

Por conta disso, esse tipo de bebida ganha mais adeptos e espaços nas gôndolas dos supermercados. Ao andarmos por um estabelecimento, percebemos a presença de novidades, antes pouco conhecidas do grande público, como os sucos de ameixa, romã e, até mesmo, frutas não encontradas no Brasil, como a cranberry.Mas como explicar a “invasão” de sabores e tendências no mercado nacional?

 

Assim como as montadoras estrangeiras de automóveis e grifes internacionais de roupas, as empresas de bebidas perceberam os novos hábitos e têm incentivado os brasileiros a optar por produtos com novas relações custo/benefício, com a combinação de soluções mais saudáveis e preços atraentes.

 

Outro fator curioso que pode ser notado é que o paladar do consumidor daqui se diferencia muito do estrangeiro, o que provoca na indústria de bebidas nacional a necessidade de adaptar a fórmula para que esses produtos cheguem às casas dos brasileiros, sem que haja rejeição.

 

Como exemplo, vale citar a cranberry, uma fruta que possui acidez elevada e que é apropriada ao paladar dos habitantes de países com temperaturas mais baixas, como Chile e Estados Unidos. Para fazer parte das refeições no Brasil, os sucos feitos por empresas nacionais tiveram pequenos ajustes na fórmula para que a bebida mantenha suas propriedades, sem aromatizantes, conservantes nem corantes, e, consequentemente, corresponda às expectativas de mais pessoas.

 

Segundo pesquisa do mercado, a categoria de sucos prontos movimentou R$ 1,9 bilhão em 2012, apenas no autosserviço alimentar. Hoje já apresenta uma evolução de 22% em relação a 2011 e o sucesso está relacionado à praticidade que oferece ao consumidor. Constantes investimentos das marcas em sabores diferenciados e versões mais saudáveis também contribuem para a mudança no hábito de consumo dos brasileiros.

 

Essa cenário é mais uma prova de que o Brasil ocupa, perante o panorama internacional, o posto de país com alto potencial de consumo de sucos. Por conta disso, as empresas nacionais se aprimoram continuamente para superar as expectativas do cliente e vencer a batalha com as estrangeiras, cada vez mais presentes no nosso mercado.

 

 

Veículo: Empresas e Negócios


Veja também

SABMiller faz sentido para AB InBev, dizem analistas

As ações da SABMiller recuperaram-se da menor cotação em seis meses, depois de analistas ter...

Veja mais
Suco de laranja despenca no mercado externo

O preço do suco de laranja azedou de vez na Bolsa de commodities de Nova York. O primeiro contrato do mercado fut...

Veja mais
Sucorrico renasce com aporte de R$ 71 mi

Planta processadora em São Paulo terá capacidade de moer 3 milhões de caixas de laranja por safra.S...

Veja mais
Brasileiros bebem mais vinho e cerveja

Fabricantes de bebidas fermentadas devem aumentar as vendas em 10% este ano, totalizando R$ 6,10 bilhões at&eacut...

Veja mais
Krug Bier lança vendas pela internet

Com o objetivo de ampliar a área de atuação, a cervejaria Krug Bier lançou, há cerca ...

Veja mais
Wals fará investimento de R$ 20 mi em Araxá

Nova fábrica ficará em um terreno com 22 mil metros quadrados.Após estudar propostas de Santa Catar...

Veja mais
Consumo de vinho cresce com o aumento dos apreciadores

Expectativa é de alta de 30% em três anosAdegas climatizadas em casa, a participação em curso...

Veja mais
Varejo de bebidas no CE comemora boas vendas

Supermercados que atuam em Fortaleza já registram expansão de até 20% nas vendas em dias de jogosO ...

Veja mais
Cachaça brasileira tem espaço para exportar mais

Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), capacidade de produção é de 1,2 bilh&atil...

Veja mais