Nova fábrica ficará em um terreno com 22 mil metros quadrados.
Após estudar propostas de Santa Catarina e São Paulo, além de outras cidades de Minas Gerais, a Cervejaria Wals decidiu por instalar sua nova planta em Araxá (Alto Paranaíba). Na semana passada, a empresa assinou protocolo de intenção com a prefeitura da cidade. O município doará o terreno, de 22 mil metros quadrados, e a cervejaria fará investimento superior a R$ 20 milhões para a construção da planta. Ela deve começar a operar até o final de 2014.
O sócio-proprietário da Wals, José Felipe Carneiro, explica que a escolha de Araxá está ligada ao grande desenvolvimento econômico e ao alto potencial turístico da cidade. "Além disso, nosso fundador é de Araxá", observa. A nova indústria terá capacidade inicial para produzir 300 mil litros/mês, podendo chegar a 1 milhão de litros/mês após futuras expansões. Serão gerados 50 empregos diretos nessa primeira fase, número que pode chegar a 300 com as ampliações.
De acordo com Carneiro, a fábrica tem como objetivo aumentar a capacidade de produção da empresa. Atualmente, a planta da Wals, instalada no bairro São Francisco, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, produz cerca de 30 mil litros/mês. "Assim, vamos expandir o processo de exportação das nossas cervejas, que terá início no próximo semestre, e ainda atender ao mercado de turismo de Araxá", afirma.
O processo de exportação terá início com o lançamento da cerveja Saison de Caipira em Nova York. Ela foi desenvolvida em parceria com uma cervejaria da cidade norte-americana e tem como principal ingrediente a cana-de-açúcar. A planta de Araxá vai fabricar todos os atuais rótulos da cervejaria, 12 no total, além de novas receitas sazonais e em linha.
Não há planos de desativar a indústria instalada na capital mineira. Ela foi ampliada no ano passado. A capacidade de produção saltou 30% com o aporte. O valor do investimento foi equivalente a 50% da receita total do ano. A cifra não foi revelada.
Novos aportes - Ainda está previsto para 2013 investimento em mais uma expansão. O objetivo é aumentar em mais 30% a capacidade de produção da fábrica de Belo Horizonte com novos tanques de armazenamento. Ainda serão aportados R$ 80 mil em um laboratório para pesquisas.
A empresa vai inaugurar, também neste ano, um bar e uma loja dentro dessa unidade. A ideia é vender os produtos do portfólio a preço de fábrica e ainda comercializar itens para cervejeiros que desejam produzir sua própria cerveja em casa.
Para 2013, a expectativa da cervejaria é de um incremento de cerca de 20% na receita sobre 2012. A qualidade e o lançamento de novos produtos são os fatores que devem ajudar no crescimento. Dois novos rótulos serão lançados ainda neste ano.
No exercício passado, a cervejaria lançou quatro cervejas: Wals 42, em parceria com o Google; Wals Witte, cerveja de trigo com pimenta da Jamaica; Walls Petroleum, cerveja maturada com cacau; e Saison de Caipira, já citada anteriormente. Cerca de 20% do faturamento de 2012 foi investido em pesquisa de novos produtos.
Veículo: Diário do Comércio - MG