Com o objetivo de ampliar a área de atuação, a cervejaria Krug Bier lançou, há cerca de três meses, sua loja on-line. A empresa, que já atende a 180 pontos de vendas espalhados por Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, está conseguindo alcançar assim novos mercados. Com isso, a expectativa é de alcançar neste ano crescimento de 15% sobre o exercício passado.
O sócio-administrador da Krug Bier, Herwig Gangl, explica que a empresa está ampliando suas praças aos poucos. No ano passado, ela chegou ao mercado do Espírito Santo e Goiás. Neste ano, expandiu-se para o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. "As maiores dificuldades para crescer são o transporte e encontrar um distribuidor local para fazer a revenda", afirma.
Ele acredita que, com a loja on-line, os produtos da Krug Bier passarão a ser mais conhecidos nos outros estados e, assim, o processo de negociação com as distribuidoras para colocá-los em pontos de vendas físicos pode ser mais fácil. No entanto, Gangl destaca que as vendas pela internet não são o mercado principal da empresa. " uma ferramenta que não concorre com o mercado tradicional", diz.
A distribuição dos produtos comercializados pela loja on-line é feita pelos Correios. A dificuldade da empresa está no transporte de grandes cargas para atender aos revendedores, devido aos gargalos enfrentados por todas as indústrias que utilizam a malha viária do Brasil.
Com fábrica instalada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Krug Bier produziu no ano passado 2,2 milhões de litros entre cerveja e chope. A expectativa é de que neste ano esse número chegue a 2,5 milhões de litros, o que seria o limite da capacidade da fábrica. Por isso, a empresa já está buscando terreno para a construção de uma nova planta. A intenção é que ela também seja instalada em Nova Lima.
Marcas - A Krug Bier fabrica, além de seu tradicional chope, a cerveja Áustria. Em Minas Gerais, a marca de chopes Krug está presente em diversos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte e região. As cervejas Áustria estão em várias redes de supermercados regionais (Epa, Mart Plus, Super Nosso, Carrefour, Wal-Mart, Sam´s Club, entre outros), redes de padarias e lojas de conveniência e em diversos bares e restaurantes da RMBH.
No ano passado, a Krug colocou no mercado a Áustria Export, produto da linha premium da cervejaria. Vendida em formato long neck (355ml) e com rótulo exclusivo, esse produto tem fabricação limitada a 10 mil litros por mês.
A fabricação da Krug Bier é dividida em 68% para os cinco tipos de chopes da marca: o Krug Export, o Amber Premium, Krug Cristal Premium, Krug Bier Premium e o Golden Ale; e os outros 32% da produção são destinados aos quatro tipos de cerveja da marca: as cervejas Áustria Pilsen, Amber, Golden Ale e Weiss.
Todo o processo de produção segue a tradicional "lei da pureza da Baviera", criada no ano de 1516, que estabelece como únicos ingredientes da produção da cerveja o malte, lúpulo, água e fermento. Com isso, a fermentação dura, em média, três semanas, enquanto as cervejas comuns gastam cerca de 10 dias. Isso se deve, principalmente, à não adição de produtos químicos no processo de produção dos chopes e cervejas da empresa.
Veículo: Diário do Comércio - MG