Para encontrar um dos rótulos fabricados pela Villa Prando, só indo até a vinícola. Mas isso não é um grande sacrifício. Apesar da distância, chegar no bucólico espaço construído por Honório Prando é recompensador. A vinícola fica na Alameda Atlântica, no Bairro Itaipava, uma lateral da Rua Vereador Germano Luiz Vieira. O espaço fica aberto em horário comercial e, na maioria das vezes, o próprio Honório recebe os visitantes.
O prédio da vinícola lembra um castelo. Ao entrar, você percebe os tonéis onde as uvas ficam fermentando. À direita, um túnel de garrafas, com os vinhos fabricados em 2009 e 2010 aguardando serem rotulados e colocados à venda. No fundo do corredor, as garrafas de espumante, cuidadosamente guardadas.
– Todo dia a gente precisa vir aqui e virar um pouco cada uma das garrafas de espumante. Faz parte do processo de limpeza das garrafas – explica.
Acima do túnel, uma sala cuidadosamente preparada para receber grupos de até 35 pessoas. A decoração é com quadros desenhados com grafite pela esposa de Honório e que relatam um pouco como surgiu a paixão dele pelo vinho. Do lado de fora, um deck especial para se deliciar com vinho curtindo a natureza. Um lugar especial até para quem gostaria de casar em um ambiente diferente.
Veículo: Jornal de Santa Catarina