Vinícolas brasileiras fecham negócios de mais de R$ 1 milhão em feira no Nordeste

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Participação no evento voltado a distribuidores e atacadistas expandiu acesso ao mercado da região e ampliou canais de distribuição para o restante do país

 

Mais de R$ 1 milhão em negócios fechados para os próximos seis meses. Este foi o resultado alcançado pelas oito vinícolas brasileiras que entraram em campo na feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), encerrada na última quinta-feira (8), em Fortaleza (CE). Realizada pela primeira vez na capital cearense, neste ano ocorreu junto à 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, maior evento voltado exclusivamente ao segmento na América Latina.

 

Basso Vinhos e Espumantes, Gran Legado Vinhos e Espumantes, Miolo Wine Group, Vinhos Canção, Vinícola Aurora, Vinícola Mioranza, Vinícola Nova Aliança e Vinícola Peterlongo representaram a seleção presente no estande do Vinhos do Brasil. Pelo local passaram os mais importantes distribuidores, supermercadistas e atacadistas da região Nordeste. O público total do evento ultrapassou as 30 mil pessoas nos quatro dias de feira.

 

Um balanço preliminar confirma os resultados positivos em negócios durante a feira. Uma das vinícolas expositoras comercializou seis mil caixas de produtos, o equivalente três containers, sendo 85% deste total de suco de uva 100% natural. Nos negócios prospectados, outra participante confirmou o montante de R$ 400 mil em vendas para entrega até o final do ano. Outro fator apontado de forma coletiva foi a qualidade dos contatos realizados, incluindo parcerias exclusivas com distribuidores e atacadistas da região.

 

Por outro lado, a expectativa de ampliar as vendas e o acesso ao mercado do Nordeste se concretizou por meio de encontros promovidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com representantes da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), e com as redes Supermercadinhos São Luiz e Smart e com a distribuidora D'Origem para desenvolver um trabalho estratégico específico para a região.

 

A diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milani, ressaltou que a participação na Abad deve contribuir para uma entrada maior dos vinhos brasileiros no mercado das regiões Norte e Nordeste. Segundo ela, as reuniões com distribuidores e com as redes de supermercados foram bastante produtivas e reforçaram a adoção de algumas estratégias que já vem sendo colocadas em prática por algumas vinícolas da Serra. "O vinho de mesa é a entrada do produto no Norte e Nordeste, mas que deve estar numa bela garrafa, com uma boa apresentação. O desafio para o setor é oferecer alternativas a este consumidor que poderá vir a consumir também os vinhos finos", explicou.

 

O presidente da Acesu, Severino Ramalho Neto, reforçou apoio para o setor vitivinícola dentro das diretrizes do acordo de cooperação, assinado no ano passado, que prevê a ampliação de espaço do vinho brasileiro no mercado. Entre as metas, está a de ocupar 25% dos espaços de gôndola da seção da bebida nos supermercados em todo o país, além de ampliar a participação do suco de uva. "A Acesu já estava de portas abertas para o Ibravin através da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e, com esta parceria que firmamos, queremos mostrar um pouco o que é o Ceará para o próprio setor e também esperamos contribuir para o desenvolvimento da cultura do vinho aqui em nosso estado", disse.

 

Na mesma direção, o diretor da distribuidora D'Origem, Luiz Hipólito da Rocha, se mostrou otimista com as negociações encaminhadas durante a Abad. "Vimos na feira uma grande oportunidade para aumentar o mercado do vinho e do suco aqui na região Nordeste. O que precisamos é fazer com que as pessoas conheçam e valorizem o produto, que tem qualidade para competir com os importados."

 

O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, também classificou como positivas as ações de aproximação com os distribuidores e atacadistas. Bertolini avalia que existe espaço para a expansão no mercado no Nordeste. "Como o consumo ainda é baixo podemos desenvolver um trabalho de segmentação para ampliar de forma significativa o espaço do vinho brasileiro na região", disse.


Fonte: Assessoria de Comunicação Ibravin

 


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