Perdas financeiras e influência política fizeram a companhia brasileira cair para a quarta posição
O Brasil perdeu o primeiro lugar no ranking das marcas mais valiosas da América Latina. A cerveja mexicana Corona assumiu a liderança do levantamento da Millward Brown, do grupo WPP, divulgado ontem.
A Petrobras, líder no ano passado, caiu para a quarta posição, avaliada em US$ 5,7 bilhões, redução de 45,4% em relação ao desempenho de 2012. A marca Corona, da Cervecería Modelo, foi avaliada em US$ 6,6 bilhões, alta de 29,5% na comparação com o dado anterior. É a bebida mais popular do México e está entre as mais importadas pelos Estados Unidos.
De acordo com o levantamento, a queda da estatal brasileira foi impactada pelas perdas financeiras com a importação de combustíveis e a influência política nas decisões da companhia. Mesmo sem a liderança do ranking, o Brasil colocou 12 marcas entre as 50 mais valiosas da América Latina. Entre as brasileiras, a cerveja Skol, da Ambev, foi a mais bem colocada, em terceiro lugar, com valor estimado em US$ 6,5 bilhões. Além de Skol e Petrobras, Bradesco (6º) e Itaú (9º) completam a participação nacional no Top 10.
Veículo: Zero Hora - RS