Cachaça Barreiras quer expandir mercado

Leia em 2min 30s

Produção da bebida do Vale do Jequitinhonha é de cerca de 30 mil litros por ano; meta é atingir público diferenciado

O reconhecimento da qualidade diferenciada da cachaça de alambique tem incentivado a expansão da Cachaça Barreiras Ltda, que é produzida em Senador Modestino Gonçalves, município localizado no Vale do Jequitinhonha. A aposta dos proprietários da marca é distribuir o produto em estabelecimentos freqüentados por consumidores que apreciam a bebida de qualidade.

De acordo com um dos proprietários da Cachaça Barreiras Antônio Augusto de Lima Barbosa Mello, a produção da cachaça gira em torno de 30 mil litros por ano e a capacidade instalada é de 60 mil litros anuais. Os planos são de expandir a produção ao longo deste ano.

"Começamos a produzir a cachaça apenas para presentear amigos, mas com o passar do tempo a procura foi crescendo devido à qualidade da bebida e resolvemos fazer da bebida um negócio. Nosso objetivo é ampliar a produção conforme a demanda for crescendo, mas sempre priorizando a qualidade".

Segundo Barbosa Mello, todo processo de produção da cachaça é feito na Fazenda Barreiras. Os cuidados para que a bebida tenha qualidade superior vão desde o plantio da cana-de-açúcar, que é colhida em três níveis de maturação: precoce, mediana e tardia, passando pelo processo artesanal de destilação, em alambique de cobre, até o armazenamento em tonéis de carvalho pelo período de três anos. As espécies de cana utilizadas na fazenda foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Nossa principal preocupação é com a qualidade e a segurança alimentar da cachaça. Pensando nestes pontos, adaptamos nossa produção de acordo com as regras internacionais, que são as maios rígidas. Com isso, temos a garantia de oferecer um produto de alta qualidade no mercado interno, e também estamos aptos a atuar no exterior", diz.


Positivo - As expectativas para este ano são positivas em relação ao mercado. Barbosa Mello pretende investir na distribuição da cachaça em restaurantes, bares e supermercados que já têm clientes que valorizam e pagam pelo produto de alambique de qualidade. Também estão nos planos a participação em feiras e projetos que valorizam, divulgam e proporcionam novas oportunidades de negócios para a marca.

Barbosa Mello enfatiza a parceria firmada com o Supermercados Verdemar. Para ele, trata-se de um estabelecimento que tem um público diferenciado e reúne nas prateleiras os melhores produtos nacionais e importados. "Nossa cachaça é especial e combina com os conceitos e padrão Verdemar, o que agrega valor à marca", avalia.

Desde 2007, a Fazenda Barreiras estrutura o processo de produção da cachaça para a comercialização em larga escala, sendo o estoque atual de 100 mil litros. Para isso foram feitas, ao longo desse período, adaptações estruturais nas instalações, no canavial, e no armazenamento, além de ser providenciada toda a documentação e registro necessários para a venda do produto.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústria de suco de laranja eleva volume embarcado em 2013

A indústria exportadora de suco de laranja aumentou o volume embarcado nos seis primeiros meses da safra 2013/201...

Veja mais
Vinícola Aurora registra 60% de aumento no valor das exportações em 2013 e conquista 4 novos mercados no ano

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira, contabiliza aumento significativo no valor d...

Veja mais
Preço da cerveja é 'congelado' em 100 mil para o carnaval

Em BH, 15 mil estabelecimentos se comprometeram a não elevar o preço da bebida até o Carnaval. No a...

Veja mais
Em Goiânia, bebida estampará fotos de conscientização

Em até 90 dias, todas as bebidas alcoólicas comercializadas no município de Goiânia dever&ati...

Veja mais
Coca-Cola mira no longo prazo e mantém investimentos

A aceleração da inflação e o crescimento dos rendimentos em ritmo menor não assustam ...

Veja mais
Coca-Cola ressuscita as garrafinhas dos anos 80

Reedição de embalagens colecionáveis traz bandeiras de países que já sediaram a Copa ...

Veja mais
Coca-Cola Brasil anuncia investimento em projetos de inclusão

A Coca-Cola Brasil e a Coca-Cola Foundation, o braço social da Coca-Cola mundial, anunciam em conjunto o investim...

Veja mais
Suntory compra a americana Beam por US$ 16 bilhões

A Beam, fabricante de destilados americanos clássicos como os bourbons Jim Beam e Maker's Mark, aceitou ser compr...

Veja mais
Ambev faz campanha para lucrar no verão

Campanha “Verão sem Aumento” já teve adesão de mais de 500 mil pontos de venda no pa&ia...

Veja mais