Produção da bebida do Vale do Jequitinhonha é de cerca de 30 mil litros por ano; meta é atingir público diferenciado
O reconhecimento da qualidade diferenciada da cachaça de alambique tem incentivado a expansão da Cachaça Barreiras Ltda, que é produzida em Senador Modestino Gonçalves, município localizado no Vale do Jequitinhonha. A aposta dos proprietários da marca é distribuir o produto em estabelecimentos freqüentados por consumidores que apreciam a bebida de qualidade.
De acordo com um dos proprietários da Cachaça Barreiras Antônio Augusto de Lima Barbosa Mello, a produção da cachaça gira em torno de 30 mil litros por ano e a capacidade instalada é de 60 mil litros anuais. Os planos são de expandir a produção ao longo deste ano.
"Começamos a produzir a cachaça apenas para presentear amigos, mas com o passar do tempo a procura foi crescendo devido à qualidade da bebida e resolvemos fazer da bebida um negócio. Nosso objetivo é ampliar a produção conforme a demanda for crescendo, mas sempre priorizando a qualidade".
Segundo Barbosa Mello, todo processo de produção da cachaça é feito na Fazenda Barreiras. Os cuidados para que a bebida tenha qualidade superior vão desde o plantio da cana-de-açúcar, que é colhida em três níveis de maturação: precoce, mediana e tardia, passando pelo processo artesanal de destilação, em alambique de cobre, até o armazenamento em tonéis de carvalho pelo período de três anos. As espécies de cana utilizadas na fazenda foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
"Nossa principal preocupação é com a qualidade e a segurança alimentar da cachaça. Pensando nestes pontos, adaptamos nossa produção de acordo com as regras internacionais, que são as maios rígidas. Com isso, temos a garantia de oferecer um produto de alta qualidade no mercado interno, e também estamos aptos a atuar no exterior", diz.
Positivo - As expectativas para este ano são positivas em relação ao mercado. Barbosa Mello pretende investir na distribuição da cachaça em restaurantes, bares e supermercados que já têm clientes que valorizam e pagam pelo produto de alambique de qualidade. Também estão nos planos a participação em feiras e projetos que valorizam, divulgam e proporcionam novas oportunidades de negócios para a marca.
Barbosa Mello enfatiza a parceria firmada com o Supermercados Verdemar. Para ele, trata-se de um estabelecimento que tem um público diferenciado e reúne nas prateleiras os melhores produtos nacionais e importados. "Nossa cachaça é especial e combina com os conceitos e padrão Verdemar, o que agrega valor à marca", avalia.
Desde 2007, a Fazenda Barreiras estrutura o processo de produção da cachaça para a comercialização em larga escala, sendo o estoque atual de 100 mil litros. Para isso foram feitas, ao longo desse período, adaptações estruturais nas instalações, no canavial, e no armazenamento, além de ser providenciada toda a documentação e registro necessários para a venda do produto.
Veículo: Diário do Comércio - MG