A indústria exportadora de suco de laranja aumentou o volume embarcado nos seis primeiros meses da safra 2013/2014 pelo Porto de Santos, por onde sai a produção das principais indústrias do País, ligadas à Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR). Foram exportados 601,4 mil toneladas de suco de laranja concentrado equivalente entre julho e dezembro do ano passado, o que representou um crescimento de 8,2% ante o mesmo período de 2012.
O aumento mais significativo foi de embarques para a Europa. As indústrias exportaram 430 mil toneladas para o continente, avançando 17,8% ante a quantidade de suco de laranja embarcada no segundo semestre do ano anterior, quando os embarques foram de 364,9 mil toneladas. "Talvez a queda de consumo na União Europeia tenha chegado ao fim", afirma Ibiapaba Netto, diretor executivo da associação.
Para a América do Norte, os embarques no segundo semestre de 2013 caíram 10%, passando de 127 mil toneladas para 114,3 mil toneladas. Ao longo de todo o ano passado, a variação foi positiva, com alta de 61%, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O crescimento, porém, foi resultado apenas das transferências de estoque de suco de laranja concentrado produzido no Brasil para os Estados Unidos por parte das indústrias processadoras. "Não necessariamente o aumento de exportação é venda efetiva. Significa que [a indústria] movimentou seu estoque para os Estados Unidos", afirmou Ibiapaba.
Com isso, os resultados finais de estoque de suco brasileiro devem se manter estáveis, já que o cálculo de estoques de suco brasileiro leva em consideração o volume que também está armazenado fora do País.
O mercado consumidor norte-americano ainda é incerto. "Com a queda [de produção de laranja] da Flórida, abre-se espaço para mais vendas. O problema é que o consumo continua ladeira abaixo", diz. Em dezembro, o consumo de suco de laranja nos Estados Unidos caiu 3,9%, após uma baixa de 8% no mês anterior.
No segundo semestre do ano passado também foi observada uma baixa no volume embarcado para a Ásia. Foram exportados 6,7 mil toneladas a menos ante o mesmo período de 2012, quando haviam sido embarcados 59 mil toneladas.
Veículo: DCI