A Femsa, uma das maiores engarrafadores de Coca-Cola do mundo e também uma das mais importantes cervejarias da América Latina, anunciou ontem que teve um lucro líquido 78% menor no último trimestre do ano passado, por causa da desvalorização das moedas latino-americanas. O total caiu para 586 milhões de pesos (US$ 39 milhões), de 2,65 bilhões (US$ 178 milhões) registrados no mesmo período de 2007.
Considerando a venda de cervejas, o volume comercializado no Brasil caiu 3,5% no trimestre, segundo a empresa, devido às más condições climáticas, uma vez que, nesse mercado, quanto mais chove, menos se vende.
No ano como um todo, entretanto, o volume de vendas de cervejas cresceu 3,9%. Segundo a empresa mexicana, esse foi o segundo ano consecutivo de crescimento de vendas no país.
Na área de cervejas, as vendas mundiais da Femsa no ano cresceram 7,1%, chegando a 42,385 bilhões de pesos (US$ 2,8 bilhões). O Brasil representa 15,8% desse total. Há um, ano, entretanto, essa participação era de 16,2%. (LC)
Veículo: Valor Econômico