Por uma daquelas estranhas coincidências ou idas e vindas na história das empresas, a fabricante de sucos Maguary, líder no País em sucos concentrados está voltando às mãos da mesma família que a fundou em 1953, no Nordeste do Brasil, depois de ter passado, desde 1984, pelo controle de empresas como a Souza Cruz, Nabisco e, ultimamente, a Kraft Foods do Brasil. Ontem, a Kraft anunciou na capital paranaense que vendeu a empresa para a Companhia Brasileira de Bebidas (CBB), holding criada em 2008 para adquirir participação na Dafruta e atuar no segmento de bebidas naturais à base de frutas.
A holding pertence aos membros da família Tavares de Melo, representados pelos empresários Romildo, Terezinha e Virgílio Tavares de Melo, que agora controla as empresas Dafruta e Maguary. Paralelamente aos negócios da DaFruta, comandado pelo irmão Silvio, a família entrou nos negócios de açúcar e álcool - chegou a ter quatro usinas finalizadas e uma em fase de finalização quando foi vendida - e de calçados, com a Dupé, que foi vendida para a Alpargatas.
Com a aquisição, a capacidade de produção da CBB deve dobrar, segundo Romildo Tavares de Melo, um dos sócios da holding. Hoje, a Dafruta possui capacidade de produção instalada de 100 milhões de litros de suco por ano em duas fábricas localizadas nas mesmas cidades onde a Maguary também produz. "São fábricas espelhos", disse Romildo. .
Segundo o empresário, a idéia é manter as duas marcas no mercado, posicionando com preços diferentes. Apesar de não ter definido como será esse posicionamento, a Maguary deve ficar um patamar acima da DaFruta. A previsão é que em doze meses a CBB alcance faturamento de R$ 200 milhões. Em 2008, a Dafruta registrou faturamento de R$ 115 milhões.
"O nosso maior desafio vai ser montar uma estrutura operacional para a Maguary. Teremos que estruturar toda a parte de TI ( tecnologia da informação), distribuição, etc", disse Romildo.
Segundo o executivo, a empresa financiou a compra com recursos próprios. "É um orgulho muito grande voltar a ter o controle da Maguary depois de quase 25 anos", afirmou.
Entraram no negócio, que não teve seu valor revelado devido a cláusulas de confidencialidade, as linhas de sucos concentrados e prontos para beber, além das fábricas localizadas em Araguari (MG) e Aracati (CE), envolvendo no total perto de 200 funcionários. A CBB possui duas fábricas nas mesmas cidades.
Com a aquisição da Maguary, a CBB consolida e expande sua presença no segmento de sucos após ter adquirido, em dezembro de 2008, uma participação de 54% na Dafruta, criada por Silvio Tavares de Melo, também fundador da Maguary em 1953, e que atua em sucos concentrados, prontos para beber e semielaborados desde 1984. Na transação, o grupo CBB foi assessorado pela Casaforte Investimentos, uma empresa de private equity, e pela IGC Partners.
Kraft
De acordo com Fabio Acerbi, diretor de assuntos corporativos da Kraft Foods Brasil, a Maguary era relativamente pequena para a empresa. "E não foi contemplada pela estratégia da Kraft de ser líder no setor de snacks, biscoitos, chocolates e bebidas em pó", afirmou Acerbi. Desde a chegada do novo diretor presidente da Kraft Foods Brasil, Mark Clouse, em janeiro de 2008, esta estratégia ficou mais explícita.
"A Maguary não tinha a devida atenção dentro das linhas da Kraft ao ponto de nem mais encomendarmos pesquisa sobre as vendas de sucos prontos, onde a participação no mercado foi ficando cada vez menor, ao contrário dos concentrados onde é líder. Com alguém concentrado neste ramo, com o foco na atividade, com certeza a empresa agora terá a devida atenção", completou a diretor da multinacional.
Mercado de sucos
A Maguary foi fundada pela família Tavares de Melo e pelo empresário Clóvis Nóbrega Lima, no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. A empresa surgiu com o objetivo de industrializar as frutas típicas da região, que inicialmente limitava-se a produtos derivados de abacaxi. Em 1974, instalou uma fábrica em Bonito (PE) e outra em Araguari (MG), que permitiram a diversificação do seu portfólio de produtos, tanto com vários outros sabores de sucos, especialmente o de caju, quanto com produtos derivados de coco e castanha de caju. Tornou-se referência em qualidade e assumiu a liderança do mercado de sucos concentrados de frutas. A Maguary foi vendida pela família Tavares de Melo em 1984.
Na verdade, o setor de sucos concentrados é um grande mercado em volume, mas com menor rentabilidade do que o de sucos prontos. O mercado de concentrados movimenta R$ 550 milhões e o de prontos, R$ 1,3 bilhão. A Maguary é líder na categoria de concentrados, com 37,3% de um mercado que movimenta 540 milhões de litros ao ano. Além disso, os concorrentes da Maguary lançaram nos últimos anos novos sabores - bebidas com soja, chá verde, linhas light, diet ou com menos açúcar - enquanto a empresa manteve presença apenas em sucos concentrados e prontos. "Queremos colocar a Maguary em uma posição no mercado de sucos pronto de acordo com a história da marca", afirmou Romildo.
Exportações
No ano passado, US$ 22 milhões do faturamento da DaFruta veio das exportações. Segundo Romildo, apesar da importância das vendas externas para a empresa, não está nos planos da fabricante exportar a marca Maguary. "Vendemos para os Estados Unidos, os países da Europa e até da Ásia", disse o executivo.
A crise internacional tem afetado os embarques da empresa. "Estamos vivendo um momento de ajustes. Apesar do cambio estar beneficiando as vendas externas os mercados estão desaquecidos", afirmou Romildo.
Veículo: Gazeta Mercantil