A Coca-Cola Guararapes, um dos braços da Coca-Cola Company no Brasil, que detém quatro fábricas em Pernambuco e na Paraíba, começa o ano com a perspectiva de um aumento de vendas de 6% no primeiro trimestre de 2009 sobre o mesmo período de 2008. O resultado segue a projeção para o ano - 2% menor do que o crescimento de 8% registrado em 2008. O gerente de operações da Coca-Cola Guararapes, Cláudio Pomin, diz que a empresa já considera o cenário nacional com os impactos da crise econômica mundial, embora ela seja menos sentida na região por causa de programas sociais como o Bolsa Família e o recente aumento do salário mínimo. O carnaval, ainda em fevereiro, segundo ele, também ajudou a manter o consumo do alto verão com a permanência de turistas em Pernambuco, na Paraíba e no Norte da Bahia, mercados atendidos pela Coca-Cola Guararapes.
Para não perder o embalo, as iniciativas que aproximam a Coca-Cola da população de menor poder aquisitivo como a venda porta a porta da garrafa de um litro em embalagem retornável, em vidro, serão mantidas este ano a fim de continuar aquecendo os resultados. Lançada no ano passado em bairros populares da Região Metropolitana do Recife, a experiência aproximou mais o produto dos consumidores da classe C e trouxe um aumento de 15% nas vendas da versão de um litro em garrafa de vidro, quase o dobro dos 8% alcançados no volume total em 2008. Com o reaproveitamento da embalagem, que é adquirida por R$ 0,50, o refrigerante chega à casa do consumidor pelo preço padrão de R$ 1,39 enquanto em uma garrafa PET (plástica) passaria para R$ 2.
Reabastecimento
Segundo Pomin, as kombis que fazem o porta a porta uma vez por semana, disponibilizam o vasilhame que pode ser reabastecido nas mercearias da vizinhança. "As pessoas costumam comprar uma garrafa só na Kombi e, na hora do almoço, vão pegar outra gelada, na mercearia", disse. A partir de abril, a distribuição chega à três cidades importantes do interior de Pernambuco: Caruaru, Garanhuns e Petrolina, onde fica uma das fábricas da Coca-Cola Guararapes.
Lançamentos
O refrigerante Kuat Eko, que já está à venda e será divulgado entre o final de março e o começo de abril em mídia nacional, também será produzido pela Coca-Cola Guararapes, em embalagens de dois litros e em latas de 350 mililitros. Sem revelar os volumes, a gerente de marketing da empresa, Catharina Ferreira, disse que até dezembro o novo sabor deverá atingir 6% do total de vendas do guaraná Kuat no Brasil, mesmo percentual do Kuat na versão zero.
Segundo a executiva, outros lançamentos estão programados para este semestre mas ainda não podem ser anunciados.
Veículo: Gazeta Mercantil