A SABMiller, segunda maior companhia cervejeira do mundo, procurará estancar os prejuízos de sua subsidiária Sarmat, na Ucrânia, no ano que vem, mediante a venda de marcas de cervejas mais caras, para resistir ao desaquecimento econômico do país.
As denominadas marcas premium ainda estão ganhando popularidade na Ucrânia, onde as vendas de cervejas baratas estão encolhendo, disse ontem Igor Tikhonov, diretor-gerente das operações da SABMiller na Comunidade de Países Independentes.
"Nossa principal tarefa é zerar nossos prejuízos na fábrica em Sarmat", disse Tikhonov. A unidade "nunca produziu cervejas premium. Portanto, essa é uma oportunidade atraente".
Com uma expansão anual de 14% nos quatro anos até 2006, o mercado de cervejas na Ucrânia parou de crescer no ano passado e o crescimento poderá não ser retomado no curto prazo, disse Tikhonov. A SABMiller adquiriu a Sarmat em maio e investirá mais de US$ 15 milhões neste ano "para deixar a fábrica em nível equivalente a seus padrões internacionais". A fábrica ucraniana começará em breve a produzir marcas mais caras, acrescentou, sem dar detalhes.
A Sarmat tem cerca de 4% do mercado ucraniano de cervejas. A economia do país está encolhendo, após nove anos de crescimento, porque a crise está cortando os acessos a crédito e investimentos. De 2000 a 2007, a Ucrânia cresceu a um ritmo anual de 7%.
Veículo: Valor Econômico