SABMiller fará cervejas caras na Ucrânia

Leia em 1min 10s

A SABMiller, segunda maior companhia cervejeira do mundo, procurará estancar os prejuízos de sua subsidiária Sarmat, na Ucrânia, no ano que vem, mediante a venda de marcas de cervejas mais caras, para resistir ao desaquecimento econômico do país. 

 

As denominadas marcas premium ainda estão ganhando popularidade na Ucrânia, onde as vendas de cervejas baratas estão encolhendo, disse ontem Igor Tikhonov, diretor-gerente das operações da SABMiller na Comunidade de Países Independentes. 

 

"Nossa principal tarefa é zerar nossos prejuízos na fábrica em Sarmat", disse Tikhonov. A unidade "nunca produziu cervejas premium. Portanto, essa é uma oportunidade atraente". 

 

Com uma expansão anual de 14% nos quatro anos até 2006, o mercado de cervejas na Ucrânia parou de crescer no ano passado e o crescimento poderá não ser retomado no curto prazo, disse Tikhonov. A SABMiller adquiriu a Sarmat em maio e investirá mais de US$ 15 milhões neste ano "para deixar a fábrica em nível equivalente a seus padrões internacionais". A fábrica ucraniana começará em breve a produzir marcas mais caras, acrescentou, sem dar detalhes. 

 

A Sarmat tem cerca de 4% do mercado ucraniano de cervejas. A economia do país está encolhendo, após nove anos de crescimento, porque a crise está cortando os acessos a crédito e investimentos. De 2000 a 2007, a Ucrânia cresceu a um ritmo anual de 7%. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Produção artesanal inspira criação da rota do vinho em São Bernardo

Se depender dos constantes anúncios do novo governo, São Bernardo do Campo muito em breve será um p...

Veja mais
O tinto dos tupiniquins

Além de espelhinhos, os índios que fizeram o receptivo das caravelas descobriram o sabor do Pêra-Man...

Veja mais
Lojas de vinhos conquistam Porto Alegre

Os gaúchos apreciadores de vinhos estão com motivos para comemorar. Os consumidores têm notado um au...

Veja mais
Cervejaria Petrópolis cresce 38% em 2008

A Cervejaria Petrópolis, fabricante das marcas Itaipava, Cristal, entre outras, fechou 2008 com produç&ati...

Veja mais
Investimentos de US$ 2 bi na China

A gigante americana dos refrigerantes Coca-Cola anunciou que investirá US$ 2 bilhões na China em um per&ia...

Veja mais
Coca-Cola Guararapes amplia porta a porta

A Coca-Cola Guararapes, um dos braços da Coca-Cola Company no Brasil, que detém quatro fábricas em ...

Veja mais
Mel na taça

Um pequeno mergulho no universo dos vinhos de sobremesa   Pouco explorados nas mesas brasileiras, os vinhos de so...

Veja mais
Petrópolis fatura R$ 1,5 bi no ano

A Cervejaria Petrópolis, dona das marcas Itaipava e Cristal, ampliou em 25% a produção em 2008, par...

Veja mais
AB InBev mudará sede para Nova York

A Anheuser-Busch InBev NV (AB InBev), a cervejaria belga que comprou sua maior concorrente americana em 2008, dever&aacu...

Veja mais