O mês de fevereiro, que trouxe um carnaval com mais calor e menos chuvas, ajudou a amenizar o movimento de queda nas vendas de cerveja que marcou a temporada de verão.
Dados da consultoria Nielsen mostraram que as vendas em feveiro tiveram queda 9,8% em relação a janeiro, mas essa medição não inclui o período do carnaval - a pesquisa captou 35% das vendas realizadas em janeiro e 65% em fevereiro.
Uma grande cervejaria informou o Valor que a queda de vendas, no seu caso, foi de 1% em fevereiro, em relação a janeiro - percentual menor do que o registrado na comparação entre iguais períodos de 2008 e de 2007 (queda de de 3%). E se for considerado o primeiro bimestre deste ano, o volume de vendas dessa cervejaria foi maior do que igual período de 2008.
Em fevereiro, segundo dados Nielsen, as fabricantes Femsa e Petrópolis perderam fatia no mercado. A primeira, que tinha 8,19% em janeiro caiu para 7,88% e a segunda, de 9,74% para 9,56%. A Schincariol e a AmBev, por sua vez, ganharam. A Schincariol subiu de 13,03% para 13,40% e a líder do mercado subiu de 66,97% para 67,19%.
Veículo: Valor Econômico