Pernod deve emitir ações e vender marca de uísque

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A fabricante de bebidas Pernod Ricard deverá anunciar emissão de ações com direito preferencial de subscrição de 1 bilhão de euros e um acordo para vender a marca de uísque bourbon Wild Turkey. A expectativa é de que a Pernod Ricard levante US$ 575 milhões com a venda da marca.

 

O balanço semestral da empresa, divulgado em fevereiro, havia mostrado resultados sólidos. Na ocasião, a empresa previu que teria crescimento superior a 10% ou mais no lucro líquido anual das operações recorrentes, que chegaria ao recorde de 1 bilhão de euros.
Até junho de 2011, a empresa quer reduzir seu endividamento líquido para perto de quatro vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida).

 

Após adquirir em 2008 a Vin & Sprit, por ? 5,69 bilhões de euros, a dívida líquida passou para seis vezes o lajida. A Pernod pretende reduzir a necessidade de captação por meio da combinação do programa de vendas (com o qual levantou ? 100 milhões de euros, segundo anunciou em fevereiro) e a geração de fluxo de caixa livre de ? 1 bilhão de euros em cada um dos próximos dois anos fiscais.

 

Embora a emissão de ações seja inesperada, analistas poderiam achá-la não tão surpreendente dado o endividamento da Pernod. Durante os 30 anos de Patrick Ricard no comando do grupo, a Pernod Ricard se expandiu fortemente por meio de aquisições. Em fevereiro, contudo, a fabricante de bebidas deixou claro que não haveria mais aquisições até 2011, informando que a "loja fechou".

 

Uma fonte próxima à transação afirmou que a família Ricard deverá subscrever o lançamento das ações. A Pernod Ricard não quis confirmar as informações.
A empresa reduziu a previsão de crescimento orgânico anual do lucro das operações recorrentes de 8% para algo entre 5% e 8%. O lucro líquido no semestre encerrado em dezembro, de ? 615 milhões de euros, 5% a mais do que no mesmo período de 2007, superou as expectativas do mercado.

 

Veículo: Valor Econômico


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