A Campari, destilaria italiana conhecida por seu aperitivo agridoce vermelho, acertou a compra da marca de uísque Wild Turkey, da Pernod-Ricard, por US$ 575 milhões, com a qual vai ampliar suas operações nos Estados Unidos e na Austrália.
A Campari também adquiriu a marca de licor American Honey, juntamente com as destilarias e os estoques existentes no estado americano do Kentucky, segundo informaram as duas companhias. A operação em dinheiro é a maior aquisição já feita pela produtora de bebidas alcoólicas de Milão.
O uísque Wild Turkey é o bourbon premium mais vendido nos EUA, o maior mercado de bebidas alcoólicas do mundo e vai acrescentar cerca de ? 100 milhões de euros às vendas anuais da Campari. A aquisição contribuirá para os lucros já no primeiro ano, segundo seu presidente-executivo Bob Kunze-Concewitz.
"Este é um negócio muito bom para a Campari, mesmo pagando na faixa mais alta, como eles fizeram", disse Phil Rudman, analista da Exane BNP Paribas em Londres. "Eles estão mesmo aumentando sua exposição nos EUA. Essa marca tem grande potencial." Rudman tem uma recomendação "neutra" para a Campari.
A ação da Campari chegou a subir 8,2% ontem na Bolsa de Milão, mas fechou cotada a ? 4,84, com alta de 1,89%. Já o papel da Pernod caiu 7,09%, para ? 41,35 na Bolsa de Paris, depois que a companhia anunciou uma emissão de direitos de subscrição de 1 bilhão de euros e reduziu suas previsões de lucro antes dos impostos para 2009.
A Pernod está se desfazendo de ativos avaliados em ? 1 bilhão como parte de um plano para reduzir seu endividamento, que quase dobrou para ? 12 bilhões no ano passado, com a compra da Vin & Sprit, fabricante da vodca Absolut. A companhia sediada em Paris disse que, com o acordo do Wild Turkey e a venda de marcas menores, concluiu quase 60% de seu objetivo.
O uísque Wild Turkey, cuja origem data de 1869 e ficou famoso por obra do destilador Jimmy Russell, aumentou suas vendas em 6% nas Américas, seu maior mercado, no ano passado.
A Campari disse que a compra será bancada por empréstimos obtidos com Bank of America, BNP Paribas, Calyon e Intesa Sanpaolo. A companhia vai se concentrar na integração e redução das dívidas este ano, por meio da geração de caixa, informou Kunza-Concewitz.
Em 18 de março, a Campari disse que tinha US$ 788 milhões para aplicar em aquisições. Em dezembro, ela comprou uma produtora de vinhos ucraniana e uma fabricante de destilados argentina e disse que queria um retorno de 10% sobre os investimentos.
A Campari "ainda tem capacidade para mais aquisições" este ano, diz Rudman da Exane. "Há muita gente querendo vender." Mas a companhia não deve buscar outro negócio deste tamanho, acrescenta ele. Kunza-Concewitz disse que a Campari vai voltar suas atenções para a "digestão do peru" este ano, numa alusão à Wild Turkey.
"O preço parece alto, embora não inclua o depósito para estocagem e a destilaria", disse Luca Bacoccoli, analista do Intesa Sanpaolo. "Como se trata de um mercado comprador, e não vendedor, eles poderiam ter explorado melhor seu poder de negociação."
Kunze-Concewitz disse que o Wild Turkey é uma "combinação perfeita" e que o preço de compra esteve de acordo com os que ela pagou por outras marcas premium como a vodca Sky e a Aperol. "Não pagamos demais. Somos muito disciplinados", disse. A venda deverá ser concluída até 30 de junho, segundo as duas partes.
Veículo: Valor Econômico