Consumidor troca vinho por cerveja nos EUA

Leia em 1min 30s

A cerveja está tirando consumidores de outros tipos de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos e o vinho americano está avançando sobre a fatia de mercado dos importados por causa da recessão econômica, segundo duas pesquisas realizadas com consumidores e com a Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo.

 

"Às vezes, imagina-se que as bebidas alcoólicas não são afetadas pela recessão, mas temos observado evidências significativas de mudanças nos hábitos de compra e nas refeições", disse Danny Brager, vice-presidente da Nielsen, que pesquisou 5 mil consumidores de bebidas alcoólicas nos EUA. As pessoas estão comprando pacotes maiores, mais bebidas nacionais e estão menos inclinadas a experimentar novos produtos, disse.

 

"Estamos, sem dúvida, vendo que alguns consumidores estão mudando para a categoria das cervejas, o que é bom para nós. E, dentro da categoria das cervejas, estão substituindo as importadas e especiais pelas mais comuns", disse Carlos Brito, principal executivo da Anheuser-Busch InBev, fabricante da Budweiser. As margens de lucro vão "expandir em um ambiente de preços muito saudável nos EUA", disse. Brito, porém, se recusou a discutir os preços das commodities.

 

Na pesquisa realizada pela Nielsen, 24% dos participantes disseram que, quando as condições econômicas melhorarem, vão aumentar os gastos com vinho e 18% declararam que vão gastar mais com cerveja.

 

Entre os adultos americanos que bebem bebidas alcoólicas, 67% consumiam cerveja, segundo pesquisa da Harris Interactive com 2,4 mil entrevistados. Isso representa um aumento em relação aos 62% apurados em pesquisa realizada há três anos. Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos consumidores consultados disseram beber vinho nacional e 29% vinho importado.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

A taça que brinda conquistas pessoais e não o gol do time

O único brasileiro a atingir título de Master of Wine - a mais ambicionada graduação do mund...

Veja mais
AmBev inaugura fábrica e já prepara expansão

A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), detentora das marcas de cerveja Brahma, Antarctica e Skol, informou ...

Veja mais
AmBev investirá R$ 240 milhões em nova fábrica

Diante do crescimento das vendas de bebidas no Brasil, a AmBev anunciou ontem que iniciará no próximo m&ec...

Veja mais
Consumo de cerveja sobressai na crise

A cerveja está tirando consumidores de outros tipos de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos por causa da ...

Veja mais
Público jovem

Até o fim de junho, a Diageo promove em São Paulo o 3o Whisky Festival. A empresa, que tem marcas como Joh...

Veja mais
O LVMH venderá a alma à Diageo?

A divisão de bebidas do grupo LVMH está na mira da inglesa Diageo. Trata-se de um negócio de mais d...

Veja mais
Cachaças premium conquistam espaço

A cachaça está em alta. Paris Hilton e Jennifer Aniston não cansam de declarar sua paixão pe...

Veja mais
Gole por gole

A Coca-Cola ganhou 0,4 ponto percentual de participação no mercado de refrigerantes entre março e a...

Veja mais
Indústria nacional aposta nos vinhos brancos

Ao que parece, a indústria nacional felizmente está se voltando para os vinhos brancos, com ótimos ...

Veja mais