Outro segmento no setor de bebidas que vive dias agitados é o de água de coco. Além da negociação entre a PepsiCo e a Água de Coco da Amazônia (Amacoco), dois novos concorrentes entrarão nesse mercado: Sucos Jandaia e Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba). O que poucos sabem é que o atual promissor mercado há 15 anos não passava de refugo industrial. "As indústrias processadoras de coco jogavam fora a água", conta o diretor comercial da Jandaia, Luis Eduardo Figueiredo.
Há 15 anos, o empresário Luiz Otávio Possas Gonçalves, do grupo Regon, propôs à Sococo sociedade para comercializar a água descartada. Assim foi fundada a Amacoco, das marcas Kero Coco e Trop Coco - que a PepsiCo quer comprar. Por uma década, a empresa que tem 70% das vendas, foi a única no mercado. Depois vieram a Ducoco e a própria Sococo.
Em 2010, será a vez da Jandaia, que tem sede em Fortaleza. "Nosso produto será 100% de coco verde", afirma Figueiredo. A bebida envasada disponível no mercado, segundo ele, é mistura da água do coco seco e do verde.
A Ebba não revelou quando lançará sua água de coco. Segundo José Gil Alvarez, diretor comercial da empresa pernambucana (e ex-Ducoco), o produto tem um bom potencial de crescimento e se encaixa nos planos da companhia de produzir bebidas saudáveis. (CM e LC)
Veículo: Valor Econômico