A Tata Tea Group, dona da marca de chá britânica Tetley, pretende adquirir marcas internacionais de bebidas não alcoólicas como parte de seu plano de diversificação, que tem como objetivo transformá-la em uma companhia mundial de bebidas.
"Para a aquisição certa, vamos aumentar a marcha novamente", disse ao "Financial Times" Peter Unsworth, presidente da Tetley Group e presidente do escritório executivo da Tata Tea Group. "Há certos negócios por aí que se encaixariam bem às nossas atividades."
Unsworth gostaria de ampliar os negócios da Tata Tea para "smoothies" (mistura de sucos de frutas com sorvetes ou iogurtes light), sucos e as chamadas "bebidas funcionais". A companhia chegou a cogitar a compra da fabricante britânica de "smoothies" Innocent, antes de ela vender uma participação minoritária para a Coca-Cola em abril. Ele gosta de companhias de bebidas especiais como a Jones Soda, dos Estados Unidos, e a Arizona Beverage Company.
A Tata pode arcar com aquisições porque tem um caixa líquido de US$ 149 milhões e nenhuma dívida, após ter vendido sua fatia na Glacéau (dona da marca Vitaminwater) para a Coca-Cola por cerca de US$ 1,2 bilhão em 2007. A participação havia sido adquirida no ano anterior por US$ 667 milhões, com a ajuda do Tata Group.
Unsworth disse que o Tata Group, que controla 35% da Tata Tea, poderá voltar a ajudar em uma aquisição. O presidente do conselho de administração do conglomerado, Ratan Tata, alertou os executivos no ano passado contra novas aquisições, depois de ter sido forçado a apoiar uma emissão de direitos de subscrição de ações ligada às aquisições da Jaguar e Land Rover, mas Unsworth disse que os comentários do presidente do conselho "não se aplicam necessariamente a nós".
A Tata Tea quer ampliar sua linha de bebidas. As vendas de chás respondem hoje por pouco mais de 70% do faturamento total (US$ 1,07 bilhão), mas Unsworth quer reduzir isso para menos de 50%. "Estamos deixando de ser uma empresa pura de chás, para virar uma empresa de bebidas", disse.
O grupo, que controla marcas de café e bebidas energéticas, além da marca de água engarrafada Himalayan, também vem discutindo com a PepsiCo possíveis joint ventures. Isso não incluiria os chás prontos porque a PepsiCo já produz bebidas do tipo com a Unilever, sob a marca Lipton.
Unsworth disse que a Tata Tea, o segundo maior grupo de chás de marca do mundo, depois da Unilever, com uma participação de mercado de 20%, pode tomar espaço da companhia anglo-holandesa, que controla as marcas de chás PG Tips e Lipton.
A Tata Tea também vê oportunidades na Rússia, um dos maiores mercados de chás do mundo em volume de vendas.
Veículo: Valor Econômico