O sistema Coca-Cola Brasil registrou um crescimento de 5% no volume de vendas no segundo trimestre de 2009. O resultado é superior ao do registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 1%. Com este resultado, a empresa alcança o 21º trimestre consecutivo de crescimento, em um ciclo que se estende desde 2004. No primeiro trimestre de 2009, o aumento registrado foi de 4%.
No mundo, a Coca-Cola obteve lucro líquido de US$ 2,04 bilhões no segundo trimestre deste ano, 43% maior que o de US$ 1,42 bilhão registrado em igual período do ano passado. A receita caiu 8,6% entre os períodos, de US$ 9,05 bilhões para US$ 8,27 bilhões, principalmente por causa de efeitos cambiais.
Para o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, o resultado é atribuído aos investimentos da empresa no país. "Os bons resultados são fruto da nossa visão de longo prazo. Apesar da conjuntura de crise global, decidimos aumentar nossos investimentos em 17%, chegando a R$1,75 bilhão em 2009, porque acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro. A capacidade de crescimento do mercado de bebidas não-alcoólicas no País está longe da saturação, tanto no que diz respeito aos refrigerantes, quanto, claro, aos sucos, chás, hidrotônicos, entre outros segmentos ainda em expansão", explica Zarazúa.
Como parte dos investimentos da empresa no país em 2009, está a construção de duas novas fábricas já em andamento: uma de refrigerantes em Maceió (AL), do Grupo Vieira, e outra em Curitiba (PR), da Leão, além das expansões de capacidade nas fábricas da Spaipa em Marília (SP); da CVI em Santa Maria (RS) e da Guararapes em Petrolina (PE).
Veículo: DCI