A cervejaria Femsa (Fomento Económico Mexicano), dona no Brasil da marca Kaiser, teve mundialmente um crescimento de 6,7% em seu lucro líquido durante o segundo trimestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, somando US$ 55,35 milhões (730 milhões de pesos mexicanos). De abril a junho, o faturamento bruto avançou 6,7%. No Brasil, entretanto, o resultado não foi muito animador.
Em volume de vendas, a operação brasileira caiu 8,4%. O resultado só não foi pior, segundo a companhia, porque o aumento de preço da cerveja no país compensou a diminuição da demanda. Dessa maneira, a Femsa Brasil conseguiu uma elevação de 0,5% no faturamento entre abril e junho.
Na corrida contra outras marcas, a empresa começou o ano com 7,6% do mercado, segundo a Nielsen. Cresceu e chegou a 8% em abril. Mas desde então perdeu participação. Em junho, a Femsa fechou o mês com 7,2% das vendas.
Já a Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora do sistema Coca-Cola na América Latina, viu seu lucro líquido crescer 17,2% no segundo trimestre do ano, alcançando US$ 318,96 milhões (2,161 bilhões de pesos mexicanos). No Brasil e na Argentina (a empresa não separa o resultado de cada país), as vendas líquidas da companhia saltaram 36,7% de abril a junho sobre o mesmo período de 2008, somando US$ 430 milhões (5,6 bilhões de pesos mexicanos). O volume de refrigerantes vendido no Brasil foi de 85,4 milhões de caixas. Na Argentina esse total ficou em 39,2 milhões.
Veículo: Valor Econômico