Produto dá novo ânimo para vinícolas, apesar da queda de 15,9% na safraNa contramão dos grandes estoques de vinho no país, o suco de uva é a nova alternativa para impulsionar o setor vitivinícola.
Isso porque, ao contrário do vinho, a produção de suco é comercializada praticamente toda no mesmo ano em que é fabricada. Em 2009, 45% da uva comum colhida no Estado foi destinada à produção da bebida, alta de 15% em relação aos anos anteriores.
– Essa é uma fatia muito importante do mercado, que tem se desenvolvido muito bem – garante o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.
Nos últimos cinco anos, a venda de suco de uva duplicou, atingindo crescimento de 117%. Os fatores para explicar essa alta podem ser desde os benefícios que a uva traz à saúde até a lei seca, que estimulou as pessoas a provarem outras bebidas. Paviani avalia que o consumo só não foi maior porque não havia mais produção. Com isso, os vitivinicultores estão de olho nesse mercado em expansão.
A safra gaúcha de uva, matéria-prima para cerca de 90% dos vinhos brasileiros, sofreu queda na produção de 15,9% em relação ao ano passado, para 533,26 milhões de quilos. Mas Paviani relativiza:
– Essa menor produção pode gerar um equilíbrio nos estoques.
Veículo: Zero Hora - RS