Pepsi compra suas maiores engarrafadoras por US$ 7,8 bi

Leia em 1min 40s

A PepsiCo concordou em assumir o controle de duas de suas maiores engarrafadoras por cerca de US$ 7,8 bilhões, pondo fim a um impasse de três meses e permitindo que a empresa, a segunda maior produtora mundial de refrigerantes, economize recursos com a reunião operacional de salgadinhos e bebidas. A companhia vai pagar US$ 36,50 por ação pela Pepsi Bottling Group Inc. e US$ 28,50 por ação pela PepsiAmericas Inc., metade em dinheiro e metade em ações, com base no preço de fechamento da PepsiCo a 31 de julho, segundo comunicado ao mercado.

 

A propriedade das engarrafadoras dá à PepsiCo "mais agilidade", disse Louis Meyer, analista da Oscar Gruss & Son Inc. de Nova York. "A empresa está enfrentando muitas dificuldades com suas diferentes linhas de produtos. Após o anúncio, os papéis das empresas registraram forte valorização no pregão de ontem.

 

A PepsiCo ofereceu cerca de US$ 6 bilhões em abril, proposta rejeitada pelas engarrafadoras.As aquisições dão à PepsiCo, sediada no Estado americano de Nova York, o controle de cerca de 80% de seu mercado de bebidas da América do Norte. Isso possibilita que a principal executiva da PepsiCo, Indra Nooyi, obtenha cerca de US$ 300 milhões em economia de custos e em receita, ao mesmo tempo em que simplifica as negociações com as varejistas, como a Wal-Mart Stores Inc. A PepsiCo já detém cerca de 33% da Pepsi Bottling e aproximadamente 43% da PepsiAmericas.

 

A fusão deve acrescentar US$ 0,15 ao lucro por ação na época em que todas as economias de custos tiverem sido realizadas, em 2012, disseram as empresas. O negócio deverá ser concluído no final deste ano ou no início de 2010.O diretor executivo da PepsiCo, Richard Goodman, disse que a empresa almeja ter o tipo de flexibilidade que tem com sua divisão de salgadinhos Frito-Lay, que ao mesmo tempo fabrica e distribui seus produtos.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Peterlongo ganha única ouro brasileiro na França

Depois da premiação nos Estados Unidos, onde foi agraciada com o título de melhor espumante do Bras...

Veja mais
Taça

A Vinícola Miolo fechou o balanço dos 15 anos do seu vinho Seleção, com mais de 50 milh&otil...

Veja mais
Coca-Cola Brasil cresce no segundo trimestre de 2009

O sistema Coca-Cola Brasil registrou um crescimento de 5% no volume de vendas no segundo trimestre de 2009. O resultado ...

Veja mais
Pepsi muda logomarca

Com o objetivo de aumentar a interação e aproximação da marca com o consumidor, a Pepsi reno...

Veja mais
''A indústria não conspirou para dominar o mercado''

Segundo Lohbauer, a queda no preço da laranja tem a ver com a baixa demanda internacional pelo suco brasileiro &...

Veja mais
Taça

A Vinícola Miolo fechou o balanço dos 15 anos do seu vinho Seleção, com mais de 50 milh&otil...

Veja mais
Guaraná versus Coca-Cola

O guaraná Antarctica patrocina a seleção, mas não contará com as transmissões ...

Veja mais
Cenário difícil leva Citrovita a focar custo e produtividade

Pega no contrapé por mudanças estruturais e conjunturais que derrubaram as cotações do suco ...

Veja mais
Três contra um

Prepare-se para mais um capítulo na sempre agitada disputa pelo mercado brasileiro de cervejas. Depois de meses d...

Veja mais