Brinde aos espumantes: aumento na venda anima fabricantes

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Consumo da bebida feita na Serra cresce e promove aquecimento do setor

 

O espumante, que deixa o patamar de bebida exclusiva para brindes e cai cada vez mais no gosto popular, assume ano a ano uma fatia maior do mercado. Mais de 90% da produção nacional está concentrada em Bento Gonçalves e Garibaldi, na serra gaúcha.

 

De janeiro a agosto, foram vendidos 3,78 milhões de litros pelas vinícolas gaúchas, um avanço de 20% sobre o mesmo período do ano passado. Nos últimos cinco anos, o mercado deu um salto de 72,6%. E a participação dos rótulos nacionais subiu de 64% para 73%.

 

Somente em Garibaldi, cidade referência em espumantes no Brasil, foram produzidos 2,7 milhões de litros da bebida no ano passado, 29,5% da produção gaúcha. O constante crescimento desse mercado tem atraído novos empresários para o ramo. Francisco Vaccaro, proprietário de uma vinícola que funciona desde 1954, no ano passado resolveu investir na produção da bebida.

 

Ele fechou 2008 com 600 garrafas, e a expectativa até o final de 2009 é produzir 2,3 mil. Segundo Vaccaro, que é também presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), os espumantes têm saída o ano inteiro, e as vinícolas estão preparadas para a demanda do mercado.
– A turma está bem otimista, todas preparam um bom estoque, pois geralmente chega o fim do ano e falta. Hoje, elas (vinícolas) estão todas preparadas, com qualidade – avalia.

 

Para o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, três motivos explicam o crescimento do consumo da bebida no país. A consolidação da qualidade, a maior oferta de marcas e, do ponto de vista comportamental, a ideia de que o espumante não é só uma bebida para festas e eventos, mas para encontros entre amigos, happy hour e momentos de lazer. Segundo ele, esse mercado ainda tem muito a crescer.
– O crescimento deve permanecer ainda por alguns anos. A ideia não é de que ele seja exagerado, mas contínuo e sustentável, e que se mantenha sempre a relação qualidade-preço, que é muito importante – salienta.

 

Para celebrar e servir como vitrine para a produção gaúcha, a Fenachamp 2009 se inicia amanhã e vai até dia 25 de outubro, em Garibaldi. A feira, que comemora 28 anos e está na sua 11ª edição, terá 33 vinícolas participantes, além de outras 30 empresas na feira de produtos e serviços.

 

A Fenachamp espera um público de 60 mil pessoas. As representantes do evento estiveram na Capital para divulgar a festa e visitaram a Redação de Zero Hora.

 


Veículo: Zero Hora - RS


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