Leão Júnior prepara erva-mate premium

Leia em 1min 30s

O hábito de beber chá, quente ou gelado, caminha a passos lentos no Brasil. "Os dois mercados são subdesenvolvidos", diz Michel Davidovich, presidente da Leão Júnior, a maior empresa do setor, comprada pela Coca-Cola em 2007.

 

Em sua opinião, o chá precisa passar pela sofisticação já iniciada pela indústria do café. "O café já consegue apresentar-se como um produto premium, mas o chá é visto como commodity."

 

A Leão Júnior tem um projeto-piloto para produzir um chá premium de erva-mate. Esse plano passa por selecionar melhor as folhas e produzir novas misturas, levando em conta as diversas regiões do país. "Nosso blend hoje é padrão, igual para todo o país". Davidovich prevê lançar esse chá de melhor qualidade em 2010.

 

Davidovich diz que do total de bebidas quentes e frias consumidas no país, o chá seco (em saquinhos ou a granel) e líquido, já pronto para beber, equivale a pouco mais de 1%. Na Argentina essa fatia é de 30%.

 

No Brasil, o mercado de chá pronto para beber cresce mais do que o seco. Segundo dados da Nielsen, em julho último as vendas de chá seco somaram R$ 256 milhões, com aumento de 8% em relação a agosto de 2008. As vendas do líquido subiram 20%, para R$ 228 milhões, na comparação entre agosto deste ano e setembro de 2008. O volume, nos últimos quatro anos, manteve-se estável para o produto seco. Para a bebida já pronta o aumento foi de 5%.

 

Carla Sauressig, que vende chás de alta qualidade no Brasil há 10 anos, diz que o consumidor mais compra em sua A loja do chá são infusões de frutas e chá verde. "O brasileiro ainda precisa descobrir que chá é prazer."
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Consumidor estrangeiro exige selo no chá do Brasil

Bebidas: Imaflora inicia certificação em produto feito no Vale do Ribeira   A demanda mundial por c...

Veja mais
Investimento novo na cerveja gourmet

Seis anos depois de ser criada, a microcervejaria Bierland, de Blumenau (SC), decidiu iniciar a produção d...

Veja mais
Noite e dia

A Coca-Cola lançará outra bebida energética no Brasil. O Gladiator vai se somar à marca Burn...

Veja mais
AmBev quer mais espaço no supermercado

Bebidas: Presidente da maior fabricante de cerveja do país reclama, mas varejista diz que a margem é baixa...

Veja mais
Pepsi nega citação em processo

A Pepsi comunicou por meio de nota que até ontem não havia sido oficialmente comunicada sobre aç&at...

Veja mais
Pepsi não sabe sobre ação contra H2OH!

A Pepsi informou nesta quinta-feira, por meio de nota, que até aquele momento não havia sido oficialmente ...

Veja mais
Água Mineral

Portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) publicada no Diário Oficial da Uni&ati...

Veja mais
Nomes de refrigerantes

O Ministério Público Federal no Distrito Federal ajuizou ontem ação civil pública par...

Veja mais
Cachaças populares criam linhas para as classes A e B

Aline, diretora de Marketing da Ypióca: uma campanha publicitária nos 160 anos de história da empre...

Veja mais