Aquicultura em crescimento no país

Leia em 2min 20s

Mercado permanece estabilizado há 20 anos em 93 milhões de toneladas anuais.

 

A expectativa do mercado de pescados é de crescimento no mundo todo. Dentre os principais fatores principais por especialistas no mercado está a busca cada vez mais acentuada por dietas saudáveis, com baixo teor de gordura e colesterol, além do aumento populacional mundial.

 

Por outro lado, apesar do crescimento da demanda, há 20 anos a pesca está estabilizada em cerca de 93 milhões de toneladas anuais e a única forma de suprir essa demanda é o cultivo de pescados, através da aquicultura. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é um dos países com maior potencial de expansão dessa atividade.

 

Com essa expansão, aumenta a exigência do mercado. Dessa forma, as empresas buscam constantemente a atualização e as tendências. "As empresas de rações que estiverem atualizadas e atenderem mais precisamente às necessidades dos pescados cultivados, com economia de nutrientes e menor excreção no ambiente aquático, acompanharão este mercado", ressaltou o gerente de Produtos para Aquacultura do grupo Guabi, João Manoel Cordeiro Alves.

 

Atualmente, o peixe mais cultivado no mundo é a carpa, porém, aquele com maior crescimento é a tilápia. No Brasil, o crescimento na produção de tilápias é maior do que o de qualquer outra espécie.

 

Segundo informações da Embrapa, no cenário futuro da aquicultura nacional serão prioritários o cultivo das espécies carpas, tilápias e algumas nativas da região Sul; redondos e surubins, na região Sudeste; peixes nativos do Centro-Oeste; as tilápias e surubins no Nordeste; além do tambaqui e pirarucu, no Norte.

 

Meio ambiente - Sustentabilidade é a preocupação em todos os setores e na aquicultura não é diferente. Segundo João Manoel, alguns países, como os da União Europeia, já não compram peixes (e outras mercadorias) de locais ou empresas que não tenham preocupações ambientais.

 

Segundo Manoel, o recém-lançamento da empresa para tilápias e peixes redondos é um exemplo dessa consciência sustentável. "Uma ração que contém na proteína o mesmo perfil de aminoácidos que a espécie que vai ser alimentada tem em seus músculos, por isso não há falta ou excesso destes nutrientes no organismo, que são ingeridos na quantidade exata. Isso minimiza os impactos ambientais da piscicultura, tornando-a uma atividade sustentável", ressaltou.

 

Com 35 anos no mercado, o grupo Guabi conta com oito unidades fabris localizadas em Pará de Minas (região Central mineira), Além Paraíba (Zona da Mata Mineira), Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Anápolis (GO), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Faturamento da avicultura tem alta

No 1º bimestre, foram exportadas 12,868 mil toneladas, contra 12,221 mil/t no mesmo período de 2009.  ...

Veja mais
Ceagesp vende pescado 20% mais barato

Pescados com preços até 20% mais baixos do que o normal. Essa é a promessa da Companhia de Entrepos...

Veja mais
Nativ abre fábrica de R$ 73 mi no MT

Indústria de pescados se prepara para o aumento nas vendas nos mercados interno e externo   Mudar os h&aac...

Veja mais
Brasil Foods olha para o exterior e busca crescer 10% por ano até 2015

A Brasil Foods (BRF), maior processadora nacional de aves e suínos, avalia que eventuais aquisições...

Veja mais
Exportações de carne argentina vão cair 40%

A Argentina limitará as exportações de carne bovina para cerca de 350 mil toneladas neste ano, redu...

Veja mais
Frango lidera consumo de carnes no Brasil

Os brasileiros devem consumir em 2010 cerca de 16,870 milhões de toneladas das carnes bovina, suína e de f...

Veja mais
Efeito tango encarece carne

Argentina suspende exportações e frigoríficos brasileiros direcionam a produção para ...

Veja mais
Chile libera importação de mais 16 frigoríficos brasileiros

O Chile habilitou mais 16 frigoríficos brasileiros a exportar carne bovina in natura para aquele país. As ...

Veja mais
Missão ao Oriente

O potencial exportador da indústria catarinense e brasileira foi apresentado pelo presidente da Fiesc, Alcantaro ...

Veja mais