O Brasil terá um banco de dados informatizado que reunirá, em uma única plataforma, todas as informações sobre criação e transporte de rebanhos nos 27 Estados. O novo sistema integrará diversos mecanismos de controle existentes atualmente, inclusive o sanitário.
A primeira etapa da Plataforma de Gestão Agropecuária, lançada ontem pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e pelo Ministério da Agricultura, atingirá inicialmente 2,9 milhões de pecuaristas e entra em operação em 60 dias.
Nessa primeira etapa, a ferramenta vai englobar o controle em tempo real do trânsito de todos os animais do país. Depois, será ampliada para abranger a fiscalização do trânsito dos animais, a gestão de normas para exportação de produtos de origem animal e o bloqueio no caso de eventos sanitários.
O objetivo é que todos os Estados saibam antecipadamente qual a origem dos animais e seu destino final, tornando mais eficientes as ações em caso de ocorrência dos chamados eventos sanitárias, como a febre aftosa.
A plataforma foi custeada pela CNA e será gerida pelo Ministério da Agricultura.
As informações serão fornecidas por produtores, entidades de fiscalização estaduais e federais e laboratórios.
A fiscalização será feita por amostragem, com vistorias e auditorias.
Veículo: Folha de S.Paulo