A Seara Foods, segmento de negócios de alimentos industrializados à base de carnes, massas, vegetais congelados e sobremesas do Grupo Marfrig, irá aumentar a produção da Unidade Amparo (SP) em 50 mil aves ao dia, elevando para 270 mil aves ao dia o volume atual produzido pela planta, equivalente à sua capacidade máxima atual. A medida é reflexo do recente decreto do governo de São Paulo que concedeu para empresas do setor crédito de ICMS equivalente a 5% do valor das vendas no estado e para o exterior, até 31 de dezembro.
"Com esta medida, o Governo do Estado de São Paulo posicionou temporariamente a competitividade fiscal da avicultura paulista próxima aos outros grandes estados produtores do País" informa Ivo Dreher, diretor de Operações da Seara Foods Brasil.
Capacidade
A unidade de produção da Seara Foods em Amparo (SP) tem capacidade para processar até 320 mil aves ao dia com investimentos adicionais. Voltada para exportações, seus produtos acessam os mercados do Japão e de outros países da Ásia e da Europa, através do Porto de Santos.
Além de Amparo, a Seara Foods atua em São Paulo com outra unidade de processamento de aves em Nuporanga, que opera à plena capacidade de 160 mil aves ao dia e exporta mais de 90% da sua produção ao Oriente Médio, à Ásia e à Europa. "Como o incentivo é temporário e a nossa cadeia de produção é complexa, envolvendo mais de 650 produtores rurais de aves e 6.500 funcionários diretos apenas nestas duas unidades no Estado de São Paulo, consideramos que a elevação de 50 mil aves por dia é adequada para aproveitar a oportunidade sem causar impactos ou demanda de investimentos significativos na cadeia produtiva", esclarece Roberto Mulbert, diretor de Operações de Aves da Seara Foods Brasil. São Paulo representou 22% da produção de aves e 28% da produção de alimentos industrializados da Seara Foods no Brasil no 1º trimestre deste ano.
Unidades da BRF
No início deste mês, a Seara Foods assumiu cinco novas plantas industriais e o controle da empresa Excelsior Alimentos S.A., conforme previsto no "Contrato de Permuta de Ativos e Outras Avenças" celebrado com a BRF este ano.
Passaram a integrar a plataforma de produção da Seara Foods no Brasil as unidades São Gonçalo dos Campos (BA), que produz cortes de frango, salsichas e mortadelas; Salto Veloso (SC), produtora de hambúrgueres, linguiças e linha de produtos light à base de peru; Três Passos (RS), dedicada ao processamento de suínos; Bom Retiro do Sul (RS), focada na produção de linguiças, mortadelas e salsichas, e Santa Cruz do Sul (RS), de salsichas e mortadelas com a marca Excelsior.
Exportação de frangos
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) publicou ontem um balanço das exportações de carne de frango no primeiro semestre de 2012: o volume embarcado cresceu 3%, em relação ao do mesmo período do ano passado, embora a receita tenha recuado 4,5%. O Brasil exportou 1,9 milhão de toneladas nos seis primeiros meses deste ano, gerando US$ 3,8 bilhões na balança comercial. Em junho, foram 307,1 mil toneladas e US$ 551,8 milhões, números 7,2% e 21,2% inferiores, respectivamente, aos de maio.
"Alguns países importaram grandes volumes em maio, mês em que as exportações brasileiras atingiram recorde histórico, com 374 mil toneladas. Essas compras influenciaram o resultado de junho, já que pequenos estoques se formaram na passagem do mês", explicou o presidente-executivo da Ubabef, Francisco Turra.
Apesar da queda da receita mensal, Turra observou que, por conta da taxa cambial, houve crescimento de 1,6% na movimentação financeira em reais.
Veículo: DCI