A temporada da tainha segue até o dia 30 deste mês, assim como as regras de pesca para a atividade artesanal e industrial, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, a reta final não traz muitas esperanças aos pescadores, que registram uma das piores safras nos últimos anos no Litoral de Santa Catarina. A investida agora é na anchova, que já começa a ser capturada na Capital.
– As tainhas não virão mais este ano. Para dar conta dos prejuízos, estamos trabalhando, agora, com a pesca da anchova. O peixe não é tão famoso quanto a tainha, mas tem um valor comercial muito bom e bastante procura dos restaurantes – considera o pescador artesanal Mário Polidoro Vieira, 38 anos, da Barra da Lagoa.
Esperança de temporada excelente em 2013
Para Márcio, a esperança está nos números de 2006, quando a quantidade de tainha pescada quase empatou com a deste ano, com o total de 205 toneladas capturadas, mas no ano seguinte, o número de peixes foi espetacular.
– Se ocorrer como há seis anos, quando a safra foi horrível, mas em 2007 foi ótima, ano que vem estaremos fartos. Eu acredito nessa possibilidade. Acho que neste ano os peixes ficaram concentrados no Sul e fizeram boas reservas, que devem resultar em cardumes grandes para o próximo ano – acredita.
Veículo: Jornal de Santa Catarina