Os programas de carne de qualidade dos produtores das principais raças europeias do Rio Grande do Sul – hereford, angus e devon – estão crescendo e oferecendo um produto certificado aos consumidores. Ontem, o frigorífico Marfrig Beef e a Associação Brasileira de Hereford e Braford lançaram a marca Seara Hereford, que vem se somar às outras três já existentes (Zaffari, Best Beef e Carrefour) com a carne oriunda destas duas raças. Guilherme Dias, gerente-executivo do Programa Carne Certificada Pampa, informou que, no primeiro semestre, foram abatidos 27 mil animais criados dentro das normas do programa, o que representa 35% do abate de hereford e braford, animais com no máximo 3mm de gordura e jovens de zero a quatro dentes.
Os produtores registrados ganham bonificação de 3% a 10% no preço dos animais se eles estiverem dentro das normas. Quanto mais jovem e mais pesado o animal, maior a bonificação. O lançamento foi no restaurante Vermelho Grill, o primeiro a servir tal carne em Porto Alegre, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, do secretário da Agricultura, Luiz Mainardi, e do gerente de Fomento do Marfrig no RS, Diego Brasil. Foram apresentados 10 dos 20 cortes Seara que, em breve, estarão nos pontos de venda, prometendo sabor e maciez. Lopa anunciou que as duas raças terão 317 animais este ano, na Expointer.
Já o Programa Carne Angus Certificada registrou abate próximo de 100 mil cabeças entre animais angus e cruza angus no primeiro semestre deste ano. Esse volume representa crescimento de 25,47% comparado ao mesmo período de 2011 e de 1.600% desde que o programa foi criado em 2003, segundo Paulo de Castro Marques, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Angus.
Veículo: Jornal do Comércio - RS