Interconf debaterá seleção de animais para engorda

Leia em 2min 10s

Para técnico, uso racional e combinado da nutrição e da genética na produção bovina merecem amplo estudo e exploração .

Na série dos minicursos técnicos que vai abrir a programação da 6ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf 2013), no dia 9 de setembro, em Goiânia (GO), entre os destaques, está o tema sobre "Critérios de seleção de animais", que será trabalhado por Luiz Antônio Josahkian, zootecnista e superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e especialista em produção de ruminantes.

Josahkian destacará o uso racional e combinado da nutrição e da genética na produção bovina, dois fatores, que segundo ele, merecem amplo estudo e exploração em toda a sua potencialidade.

"Essa ineficiência na combinação desses dois fatores se torna mais acentuada à medida que o sistema de produção vai se tornando mais tecnificado. Confinamentos são exemplos clássicos. Se considerarmos que a nutrição representa 80% do custo de produção em um confinamento, não faz sentido utilizá-la com animais de baixo potencial genético", argumenta Josahkian.

Ele também revela que, de fato, cada animal apresenta uma singular conformação genética e é ela que determina seus potenciais de crescimento e acabamento, características fundamentais para o sucesso de um sistema intensivo de produção de carne.

E ele questiona: "Existem informações no mercado que qualificam a genética aditiva em várias raças? E porque não incorporá-las como critério de seleção na escolha dos animais que serão confinados?". De acordo com Josahkian, há uma tendência em se utilizar a heterose como único benefício possível de ser explorado nos confinamentos e isso geralmente feito usando animais cruzados.

Por exemplo, em animais a ser confinados que resultam de dois indivíduos de raças distintas sem valor genético conhecido, haverá o ganho extra pela heterose. Mas se o mesmo produto resulta de dois indivíduos com alto valor genético aditivo, além da heterose, o produtor poderá usufruir também de todo o melhoramento acumulado nas raças envolvidas no cruzamento.


Contribuição - "Portanto, a minha contribuição nesse ciclo de minicursos será destacar dois aspectos nas discussões sobre escolha de animais para confinamento: o primeiro, tratar da seleção aplicada às raças puras com foco nas características de interesse imediato do confinador e; segundo, discutir as vantagens do uso de animais geneticamente mais uniformes em sistemas intensivos de produção", ressaltou.

Conforme destaca o gerente executivo da Assocon, Bruno de Andrade, o tema central da edição deste ano da 6ª Interconf, que acontece entre os dias 9 a 12 de setembro em Goiânia, será "O confinamento de precisão, sob a ótica do aumente o peso do seu negócio".



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Ganho de produtividade passa pela prevenção

A pecuária brasileira passa nos meses de inverno por escassez histórica de pastos para alimentaç&at...

Veja mais
UE pode reduzir cotas para carne bovina e frango do Mercosul

A União Europeia (UE) sinalizou ao Mercosul que, se fizer antes acordos comerciais com os Estados Unidos e com o ...

Veja mais
Quando o frango é forte

A divisão de aves da JBS ajuda o seu lucro a mais que dobrar no trimestre, para R$ 482,5 milhõesQuando a J...

Veja mais
Avicultor tem ganho na 'troca' com milho

A combinação entre o aumento dos preços do frango vivo e a retração das cotaç&...

Veja mais
Desembolsos do 'bolsa pescador' vão alcançar R$ 1,9 bilhão neste ano

Uma legislação "frouxa" implementada em 2003 deflagrou uma escalada de gastos que, em pouco tempo, dever&a...

Veja mais
Carnes gaúchas: Do tamanho que merece

Com cerca de 30% do rebanho de corte gaúcho nas mãos, os pecuaristas familiares carecem de aç&otild...

Veja mais
Demanda em alta assegura alta nos preços do frango

Mercado interno brasileiro voltou a apresentar cotações mais fortes.O mercado brasileiro de frango voltou ...

Veja mais
Minerva aposta em exportações do Mercosul nesse ano

O frigorífico Minerva Foods pretende aproveitar a desvalorização cambial dos países do Merco...

Veja mais
JBS alonga em três anos dívidas que assumiu da Marfrig

A JBS já concluiu praticamente todas as negociações com os bancos credores para reduzir o custo dos...

Veja mais