Quinta edição do evento visa incentivar o consumo de pescados em todo o país .
Até o dia 7 de setembro acontecerá a Semana do Peixe – projeto idealizado pelo Ministério da Aqüicultura e Pesca em conjunto com a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABrasel). Esta é a 5ª edição da Campanha, que conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de pescados em todo o País, além de fornecer informações aos consumidores sobre a importância e benefícios da inserção de peixes e frutos do mar na dieta dos brasileiros. A campanha também alerta aos consumidores o que observar na hora de comprar e os cuidados necessários para o armazenamento correto do pescado.
Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de pescado para cada pessoa é de 12 Kg/ano. No Brasil a média está por volta de 7 Kg/ano. Em julho deste ano, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o plano “Mais Pesca e Aqüicultura”, transformando a Secretaria Especial da Pesca e Aqüicultura em Ministério, e traçando como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante.
Para oficializar a abertura da Semana do Peixe, o Ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, participou, no último dia 25, em São Paulo, de um jantar com empresários do setor, no restaurante Jam Warehouse, um dos associados da ANR.
Além disso, em diversas capitais serão promovidos festivais gastronômicos em vários restaurantes, desde os mais sofisticados até os mais populares, com pratos especiais sendo elaborados especialmente para a Semana do Peixe. Alguns estabelecimentos também darão descontos em pratos com frutos do mar. Os festivais ocorrerão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte e Goiânia.
“A ANR apóia integralmente a iniciativa do Ministério da Pesca e Aqüicultura no projeto Semana do Peixe porque entende a importância do binômio incentivo à produção pesqueira e aumento da qualidade nutricional da população”, explica Rodrigo Froes, associado da ANR e vice-presidente da ABCJ (Associação Brasileira de Culinária Japonesa). O empresário aponta ainda a possibilidade do aumento na exploração da costa brasileira de uma forma auto-sustentável, promovendo benefícios para comunidades locais e facilitando o comércio do pescado.
Perfil da ANR - ANR, Associação Nacional de Restaurantes, é uma entidade que congrega empresários do setor de restaurantes, redes de fast-food, cafés e quiosques de alimentação de todo o Brasil. Atualmente, conta com mais de 80 associados, num total de 3.200 pontos-de-venda, que empregam aproximadamente 65 mil funcionários.
A ANR, que nasceu como Aprest (Associação Paulista de Restaurantes), em 1991, vem trabalhando intensamente para aumentar o respeito e a credibilidade do setor junto ao governo e à sociedade. Desde o início, a associação tem se destacado nas negociações sindicais, negociações junto a órgãos do Governo pela redução do ICMS e no relacionamento com a Vigilância Sanitária.
“Durante mais de duas décadas, obtivemos muitas conquistas para o setor, graças a uma firme atuação na esfera empresarial e junto a órgãos do legislativo”, afirma Claudio Micceli, presidente da ANR Brasil e diretor da rede Giraffas.
Para o executivo, a ANR trabalha no sentido de apresentar idéias e sugestões, a fim de obter um conjunto de regras compatíveis com a realidade sócio-econômica do setor de alimentação fora do lar, que atualmente agrega mais um milhão de estabelecimentos em todo o País, emprega seis milhões de funcionários diretos e indiretos e fatura cerca de R$ 25,8 bilhões.
Veículo: Portal Fator Brasil